Turma AV201 - Laboratório I - Turma A

Nome

Laboratório I

Subtítulo

Arte Extramuros. Tensionamentos conceituais e espaciais presentes na produção artística contemporâne

Cód. Disciplina - Turma

AV201 - A


Sala Sala AP 08 do Depto. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV201 - Laboratório I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Excepcionalmente no dia 28/02/2014, não haverá aula desta disciplina.

Docentes

Sylvia Helena Furegatti

Critério de Avaliação

Presença e qualidade de participação nas aulas; Elaboração do Trabalho prático; Elaboração de um Statement sobre o trabalho prático proposto.

Bibliografia

AGAMBÉN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Ed. Argos, 2009. ARANTES, Antonio A. (org) O espaço da diferença. Campinas: Ed. Papirus, 2000. BASBAUM, Ricardo (org). Arte Contemporânea Brasileira. R.J.:Rios Ambiciosos, 2001. BOURDIEU, Pierre e HAACKE, Hans. Livre-troca: diálogos entre ciência e arte. São Paulo, Bertrand, Brasil, 1995. CAUQUELIN, Anne. A Arte Contemporânea. Trad. Joana Ferreira da Silva. Porto: Rés Editora, s/ data. CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Trad. A. Caetano. S.P.: Paz e Terra, 2000. CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do Museu. Trad. F. Santos. SP: Martins Fontes, 2005. DEUTSCHE, R. Evictions – Art and Spacial Politics. Cambridge, MIT Press, 1998. FERREIRA, Gloria e COTRIM, C.(org) Escritos de Artistas. RJ: Jorge Zahar editora, 2006. FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996. KAPROW, Allan. The blurring of art and life. Berkeley: University of California Press, 1993. KRAUSS, Rosalind. The originality of the avant guarde and other modernist myths, Massachussets: MIT, 1991. KOOLHAAS, Rem. Três textos sobre a cidade. Trad. Luis Santiago Baptista. Barcelona: Editora Gustavo Gilli, 2010. O’DOHERTY, Brian. Inside the white cube – the ideollogy of the gallery space. San Francisco: The Lapis Press, 1986. PALLAMIN, Vera. (org) Cidade e Cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Ed. Estação Liberdade, 2002 PEIXOTO, N. Brissac. Arte e Cidade. (org) São Paulo: Senac ed., 2002. POPER, Frank. Art, Action et participation: L’artiste et la créativité aujourd’hui. 12ª ed. Paris: Editions Klincksieck, 1985. RANCIÉRE, Jacques. O espectador emancipado. Trad. J Miranda Justo. Lisboa: Ed Orfeu Negro, 2010.

Conteúdo

A noção de Arte Extramuros: os múltiplos lugares da arte hoje; As ordens de tensionamento indicativas da arte contemporânea; Exposição, ação, intervenção artística e suas conexões com a instituição cultural: alargamentos do espaço de criação/proposição e exposição/implantação do objeto da arte hoje; A elaboração de projetos artísticos a partir das conquistas, enfrentamentos e dilemas da arte instaurada no terreno social urbano contemporâneo. O agente-artista, seu lugar móvel no circuito e a construção do discurso.

Metodologia

Aulas expositivas contextualizadas por leituras dirigidas; Relatos de experiências do grupo e de palestrantes convidados; Elaboração de uma Proposta Prática individual ou em pequenos grupos; Proposição, acompanhamento e discussão de projetos.

Observação