Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma B

Nome

Movimento, Ação e Gesto

Subtítulo

práticas no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)

Cód. Disciplina - Turma

AC200 - B


Sala Sala AD 07 no Depto. de Dança
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
DISCIPLINA CONDENSADA DE 1 METADE DO 1 PERÍODO - CURSO SEMI-INTENSIVO - Ocorrerá de 10 de março à 09 de abril. às 2as, 3as e 4as das 14:00 às 17:00 horas.

Docentes

Larissa Sato Turtelli

Critério de Avaliação

Presença em sala de aula Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas Apresentação de uma síntese da prática realizada Trabalho escrito contendo uma síntese sobre a disciplina

Bibliografia

DAMÁSIO, A.R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. DUMAS, A.G. Etnocenologia e comportamentos espetaculares: desejo, necessidade e vontade In: VI CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 6, 2010, São Paulo. Anais... Memória Abrace Digital. 2010. FAVRET-SAADA, Jeanne. “Être Affecté”. Gradhiva: Revue d’Histoire et d’Archives de l’Anthropologie, 8, 1990. p. 3-9. ("Ser Afetado". Tradução de Paula Siqueira. Revisão de Tânia Stolze Lima) LOBATO, L.F. A Proposta é a Traição. Conceição | Conception, v.01, n.01, 42-47, 2012. RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação.Rio de Janeiro: Funarte, 2005. RODRIGUES, G. As ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal. Campinas, SP: UNICAMP, 2010. RODRIGUES, Graziela. Corpo para receber Iabá. In: VII CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 7, 2012, Porto Alegre. Anais... Memória Abrace Digital. 2012. RODRIGUES, G.E.F. O Lugar da Pesquisa Conceição | Conception, v.01, n.01, 48-58, 2012. SCHILDER, P. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da Psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999. TAVARES, M.C.C.(2003) Imagem Corporal: Conceito e Desenvolvimento. São Paulo: Manole. TURTELLI, L.S. O espetáculo cênico no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): um estudo a partir da criação e apresentações do espetáculo de dança Valsa do Desassossego. 2009. 309p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. VILAS, P.C. Identidades em Multidimensão: Pesquisa e Método no campo do patrimônio intangível em América Latina. Conceição | Conception, v.01, n.01, 59-74, 2012.

Conteúdo

1 . Desenvolvimento de um trabalho prático corporal a partir de aspectos do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), utilizando-se de matrizes de movimento provindas de manifestações culturais tradicionais brasileiras. 2 . As ferramentas do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): - A Técnica de Dança do BPI: Estrutura Física e Anatomia Simbólica - A Técnica dos Sentidos: circuitos de imagens/ sensações/ emoções/ movimentos - Os Laboratórios Dirigidos: os dojos - As Pesquisas de Campo - Os Registros: diários de campo e de bordo 3 . Relação da prática realizada com estudos sobre imagens corporais 4 . Discussão sobre as relações do pesquisador das artes da cena com as pesquisas de campo de culturas tradicionais.

Metodologia

Aulas práticas e expositivas Laboratórios de movimento individuais Discussões de textos

Observação

A disciplina será predominantemente prática. É necessário vir com roupas apropriadas.