Turma DE625 - Seminários Avançados I - Turma B

Nome

Seminários Avançados I

Subtítulo

Cinema e Processos de Aprendizado

Cód. Disciplina - Turma

DE625 - B


Sala Sala SM 02 na DAC - Pavilhão Básico
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE625 - Seminários Avançados I
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 12/03.

Docentes

Fábio Nauras Akhras

Critério de Avaliação

A participação nos debates mencionado no item anterior é imprescindível e será um dos critérios de avaliação. Além disso, todos os participantes deverão entregar, no final do semestre, um ensaio de 15 páginas para os doutorandos e de 10 páginas para os mestrandos, cujo tema deverá ser obrigatoriamente relacionado à proposta do curso. Tal texto deverá ser estruturado na forma de um artigo suscetível de ser publicado e deverá ser redigido em Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, em formato A4. As últimas sessões do semestre serão dedicadas à apresentação individual de seminários. Todos(as) deverão fazer uma apresentação oral de 15 minutos sobre um tema previamente estabelecido em sala de aula. É facultada a utilização de material audiovisual como parte da apresentação desde que sua exibição não ultrapasse 4 minutos.

Bibliografia

*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Akhras, Fabio N., "O lado escuro da Guerra do Vietnã nas estéticas anti-guerra e pró-guerra de Full Metal Jacket, Platoon e Apocalypse Now", arigo submetido à Tela Crítica: Revista de Sociologia e Cinema. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. Burton, Julianne (Ed.), The Social Documentary in Latin America, Pittsburgh:Latin America Series, 1990. *Campos, Ana C. A. & Akhras, Fabio, N., "Turn on the TV to turn off the TV: An Application of Adaptive Learning Television to Discuss the Television". In: G. Biswas et al. (Eds.), AIED 2011, LNAI 6738, Heidelberg: Springer, 2011, pp. 429-431. *Campos, Ana C. A. & Akhras, Fabio, N. "A TV Digital Interativa como meio de Aprendizado Livre sobre Questões Sociais", artigo submetido à Revista Rumores. *D'Angelo, Dolores A., "Lights, Camera, Action: Using Film and Graphic Novels to Explore Themes of Power and Social Control in the High School English Classroom", in: Journal of Media Literacy Education, Vol. 1, nº 2, 2010, pp. 137-140. *Eufrausino, Claudio, C. V., "Sobre a gestão e digestão da interatividade no contexto da TV digital", in: Rumores, Vol. 4, no. 2, 2010. Disponível em: *Feitosa, Deisy F.; Alves, Kellyanne C. & Neto, Pedro N., "Conceitos de interatividade e suas funcionalidades na TV digital", in: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em: *FitzGerald, Frances, "Apocalypse Now" in: Carnes, Mark, Past Imperfect: History According to the Movies, New York, NY: Henry Holt, 1996, pp. 288-291. Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994. *Grosser, David, "'We Aren't on the Wrong Side, We Are the Wrong Side': Peter Davis Targets (American) Hearts and Minds", in: Dittmar, L. and Michaud, G., (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 269-282. *Joly, Ana, V., "Programação Educativa destinada à Televisão Interativa", in: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2002. Disponível em: Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40. *Ramos, Clara L., "Juizo e o teatro da justiça: narrativa e performance", in: Rumores, Vol. 5, nº 1, 2011. Disponível em: Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993. *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. *Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. *Taylor, Clyde, "The colonialist subtext in Platoon", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 171-174. *Tomasulo, Frank P., "The politics of ambivalence: Apocalypse Now as prowar and antiwar film", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 145-158. Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985.

Conteúdo

Partindo da idéia básica de analisar o cinema sob a perspectiva de processos de aprendizado, o objetivo é criar uma fundamentação para o uso do cinema no aprendizado que relacione elementos de linguagens e estéticas cinematográficas com conceitos de teorias de aprendizado. Com isso, o resultado será um conjunto de princípios baseados em teorias de aprendizado, que permitam a análise de narrativas cinematográficas em termos do seu potencial para promover o aprendizado, e que, por outro lado, possam nortear a criação de narrativas cinematográficas capazes de gerar aprendizado. Explorando o cinema a partir de teorias de aprendizado é possível caminhar na direção de desenvolver uma teoria cinematográfica de aprendizado. Ou seja, possibilitar que o uso do cinema no aprendizado possa ser baseado em um conjunto de princípios que integre elementos de teorias de aprendizado e de teoria cinematográfica. Desse contexto emerge o conceito de Cinema de Aprendizado – o uso de princípios de teorias de aprendizado para a composição de imagens visuais e sonoras na narrativa cinematográfica, criando um processo narrativo que é ao mesmo tempo um processo de aprendizado. Com base nisso, será desenvolvido o seguinte programa: 1ª Sessão: Apresentação Aula: Cinema e processos de aprendizado 2ª Sessão: O Documentário como Cinema de Aprendizado Aula: O processo de aprendizado Filme: Corações e Mentes (Peter Davis, 1974, 112 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994. *Grosser, David, "'We Aren't on the Wrong Side, We Are the Wrong Side': Peter Davis Targets (American) Hearts and Minds", in: Dittmar, L. and Michaud, G., (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 269-282. Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40. Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993. *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. *Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985. 3ª Sessão: A Ficção como Cinema de Aprendizado I Aula: Análise do filme Corações e Mentes Filme: Platoon (Oliver Stone, 1986, 120 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Akhras, Fabio N., "O lado escuro da Guerra do Vietnã nas estéticas anti-guerra e pró-guerra de Full Metal Jacket, Platoon e Apocalypse Now", arigo submetido à Tela Crítica: Revista de Sociologia e Cinema. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994. *Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40. Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993. *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. *Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. *Taylor, Clyde, "The colonialist subtext in Platoon", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 171-174. Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985. 4ª Sessão: A Ficção como Cinema de Aprendizado II Aula: A guerra do Vietnã Filme: Nascidos para Matar (Stanley Kubrick, 1987, 116 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Akhras, Fabio N., "O lado escuro da Guerra do Vietnã nas estéticas anti-guerra e pró-guerra de Full Metal Jacket, Platoon e Apocalypse Now", arigo submetido à Tela Crítica: Revista de Sociologia e Cinema. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994. *Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40. Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993. *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. *Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985. 5ª Sessão: A Ficção como Cinema de Aprendizado III Filme: Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979, 153 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Akhras, Fabio N., "O lado escuro da Guerra do Vietnã nas estéticas anti-guerra e pró-guerra de Full Metal Jacket, Platoon e Apocalypse Now", arigo submetido à Tela Crítica: Revista de Sociologia e Cinema. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. *FitzGerald, Frances, "Apocalypse Now" in: Carnes, Mark, Past Imperfect: History According to the Movies, New York, NY: Henry Holt, 1996, pp. 288-291. Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994. *Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40. Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993. *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. *Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. *Tomasulo, Frank P., "The politics of ambivalence: Apocalypse Now as prowar and antiwar film", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 145-158. Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985. 6ª Sessão: Síntese das sessões anteriores Aula: Análise de Platoon, Full Metal Jacket e Apocalypse Now e unidades de análise 7ª Sessão: Políticas Públicas como Contexto para o Cinema de Aprendizado I Aula: O papel das políticas públicas na construção da realidade Filme: 1984 (Michael Radford, 1984, 113 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. *D'Angelo, Dolores A., "Lights, Camera, Action: Using Film and Graphic Novels to Explore Themes of Power and Social Control in the High School English Classroom", in: Journal of Media Literacy Education, Vol. 1, nº 2, 2010, pp. 137-140. *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. 8ª Sessão: Políticas Públicas como Contexto para o Cinema de Aprendizado II Filme: Muito Além do Cidadão Kane (Simon Hartog, 1993, 105 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. *D'Angelo, Dolores A., "Lights, Camera, Action: Using Film and Graphic Novels to Explore Themes of Power and Social Control in the High School English Classroom", in: Journal of Media Literacy Education, Vol. 1, nº 2, 2010, pp. 137-140. *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. 9ª Sessão: Inclusão Social como Contexto para o Cinema de Aprendizado I Aula: Crianças e adolescentes em situação de risco Filme: 5x Favela, Agora por Nós Mesmos (vários, 2010, 96 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. Burton, Julianne (Ed.), The Social Documentary in Latin America, Pittsburgh:Latin America Series, 1990. *Ramos, Clara L., "Juizo e o teatro da justiça: narrativa e performance", in: Rumores, Vol. 5, nº 1, 2011. Disponível em: *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. 10ª Sessão: Inclusão Social como Contexto para o Cinema de Aprendizado II Filme: Juizo (Maria Augusta Ramos, 2008, 90 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. Burton, Julianne (Ed.), The Social Documentary in Latin America, Pittsburgh:Latin America Series, 1990. *Ramos, Clara L., "Juizo e o teatro da justiça: narrativa e performance", in: Rumores, Vol. 5, nº 1, 2011. Disponível em: *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. 11ª Sessão: Inclusão Social como Contexto para o Cinema de Aprendizado III Aula: Inclusão social de crianças com necessidades especiais Filme: Os dois Mundos de Charly (Ralph Nelson, 1968, 103 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. 12ª Sessão: Inclusão Social como Contexto para o Cinema de Aprendizado IV Filme: Filhos do Silêncio (Randa Haines, 1986, 119 min.) Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. *Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. *Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. 13ª Sessão: A Interatividade no Cinema de Aprendizado Aula: A interatividade no cinema de aprendizado Programa de TV Interativa para Discussão da TV Leituras *Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42. *Campos, Ana C. A. & Akhras, Fabio, N., "Turn on the TV to turn off the TV: An Application of Adaptive Learning Television to Discuss the Television". In: G. Biswas et al. (Eds.), AIED 2011, LNAI 6738, Heidelberg: Springer, 2011, pp. 429-431. *Campos, Ana C. A. & Akhras, Fabio, N. "A TV Digital Interativa como meio de Aprendizado Livre sobre Questões Sociais", artigo submetido à Revista Rumores. *Eufrausino, Claudio, C. V., "Sobre a gestão e digestão da interatividade no contexto da TV digital", in: Rumores, Vol. 4, no. 2, 2010. Disponível em: *Feitosa, Deisy F.; Alves, Kellyanne C. & Neto, Pedro N., "Conceitos de interatividade e suas funcionalidades na TV digital", in: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em: *Joly, Ana, V., "Programação Educativa destinada à Televisão Interativa", in: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2002. Disponível em: Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. 14ª Sessão: Seminários 15ª Sessão: Seminários

Metodologia

O curso será fundamentado em leituras que deverão ser efetuadas semanalmente e na projeção de filmes para discussão e análise, e incluirá a elaboração de trabalhos teóricos e práticos.

Observação