Turma AC100 - Seminário de Pesquisa em Artes - Turma A

Nome

Seminário de Pesquisa em Artes

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AC100 - A


Sala Sala PB 12
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC100 - Seminário de Pesquisa em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 30

Docentes

Critério de Avaliação

Participação ativa em aula e reflexão escrita final que relacione o conteúdo da disciplina (ou parte dele) com o projeto do pesquisador de mestrado ou doutorado.

Bibliografia

Bibliografia: ALLIEZ, Éric. Deleuze Filosofia Virtual. São Paulo: editora 34, 1996. BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes: 2006. GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. _____. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo:Perspectiva, 2007. LÉVY, Pierrre. O que é o virtual?. São Paulo: editora 34, 1996. LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva, 1989. _____ (trad. Ricardo Correa Barbosa). O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1993. SARLO, Beatriz. Tempo Passado – cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: companhia das Letras, 2007. SCHECHNER, Richard. The End of Humanism. New York: Laj, 1982. SELIGMANN-SILVA, Marcio; NESTROVSKI, Arthur (orgs). Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000. _____ (org.). História, Memória, literatura. O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Unicamp, 2003. YATES, Frances. The Art of Memory. Londres: Pinlico, 1992.

Conteúdo

FOCO TEMÁTICO: Depoimento Pessoal – a memória como recriação do vivido nas artes performativas o seminário terá como foco temático introduzir ao aluno as linhas gerais da construção histórica do conceito de memória pela filosofia ocidental desde a mnemônica arcaica até o pós-estruturalismo contemporâneo, para daí sustentar a noção de recriação do vivido (em substituição àquela de retenção da experiência sensível) que utilizamos no conceito de depoimento pessoal proposto. O estudo do conceito memória combina as matrizes teórico-filosóficas em alinhamento com a produção das artes performativas contemporâneas, ou seja, as obras são, simultaneamente e em via dupla de produção, o objeto de aplicação do conceito e seu operador, posto que cada qual contém depoimentos esteticamente específicos, particularmente no que tange ao potencial de efabulação do artista. De tal forma que, para melhor analisarmos as singularidades do depoimento pessoal, e como a memória criadora atua em tais processos, utilizaremos como referência o trabalho de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Joseph Beuys, Marina Abramovic, Spalding Grey e algumas obras de vídeodepoimento.

Metodologia

Aulas em formato de debate aberto sobre textos selecionados a partir do campo teórico e conceitual apresentado na bibliografia da disciplina.

Observação