Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Cultura, Música e Educação

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - B


Sala ED 15 - Prédio anexo na Fac. de Educação
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
inicio as aulas sempre no primeiro dia de aula

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas. Apresentação de um trabalho em grupo na aula: a escolha de uma obra de arte para disparar a discussão coletiva de algumas questões abordadas nas aulas. Entrega de um trabalho individual escrito: uma reflexão crítica sobre as aproximações e afastamentos da teoria proposta e o próprio projeto de pesquisa.

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação: a palavra na vida e na poesia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 13ª ed. São Paulo: Hucitec, 2009. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 25ed. Petrópolis: Vozes, 2005. BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alan. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Zouk, 2003. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: genes e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das letras, 1996. BUENO, Kátia Maria Penido. Contrução de habilidades: trama de ações e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. CANÁRIO, Rui. O que é a Escola?: um olhar sociológico. Porto (Portugal): Porto Editora, 2005. GARCÍA CANCLINI, Nestor. Diferentes, Desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. GARCÍA CANCLINI, Nestor. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2007. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, s.d. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v.22, n.2, jul/dez 1997. Porto Alegre: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. p.15-46. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. LAHIRE, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes, 2002. MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 4ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Pierre Bourdieu: escritos de educação. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. SETTON, Maria da Graça Jacintho. Socialização e cultura: ensaios teóricos. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2012. WILLIAMS, Raymond. Política do modernismo: contra os novos conformistas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Conteúdo

Estudo crítico e reflexivo sobre as noções de arte, cultura e educação a partir dos fundamentos teóricos proposto pela sociologia da cultura e da educação (Bourdieu, Lahire, Setton), pela sociologia do conhecimento (Bourdieu, Berger e Luckman), pelos estudos culturais (Hall, Canclini, Martin-Barbero e Williams) e pela filosofia da linguagem (Círculo de Bakhtin). Pretende-se estabelecer, através da compreensão dos princípios epistemológicos apresentados, um cenário da vida contemporânea que enfatize as relações complexas e contraditórias entre as três dimensões abordadas em relação ao fazer artístico na atualidade, enfatizando desta vez a dimensão educacional (institucionalizada e cotidiana) envolvida nos processos de socialização.

Metodologia

Serão sugeridos alguns textos contidos na bibliografia para leitura mais atenta e discussão em sala de aula. O objetivo principal é o entendimento dos princípios epistemológicos que fundamentam tais discussões. Serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos que, de um lado, ajudarão a ilustrar alguns pontos teóricos e, de outro, deverão ser mais bem iluminados pela teoria abordada.

Observação

Serão selecionados alguns textos da bibliografia sugerida para discussão nas aulas. Novos textos poderão ser sugeridos a partir das discussões realizadas.