Turma DE625 - Seminários Avançados I - Turma A
Nome
Seminários Avançados I
Subtítulo
Música e Sound Design no audiovisual: a emergência de um novo conceito de trilha sonora
Cód. Disciplina - Turma
DE625 - A
Sala
Sala MU 41 no Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE625 - Seminários Avançados I
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Claudiney Rodrigues Carrasco
Critério de Avaliação
Participação em sala de aula.
Cumprimento das atividades propostas.
Realização de trabalhos teóricos e práticos.
Apresentação de seminário.
Participação na área virtual do curso
Bibliografia
ALTMAN, Rick. Sound theory, sound practice. NY: Routledge, 1992
BAZELON, Irwin. Knowing the score. New York: Arco Publishing, 1975
BROWN, Royal. Undertones and overtones. LA: UCLA, 1994
BURT, George. The art of film music. Boston: Northeastern, 1994.
CARRASCO, Ney. Trilha Musical: música e articulação fílmica. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA-USP, 1993.
CARRASCO, Ney. Sygkhronos: a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera, 2003.
Chion, Michel. Le son au cinèma. Paris: Cahiers du Cinema, 1992.
Chion, Michel. La musique au cinéma. Paris: Fayard, 1995
Chion, Michel. Audiovision: sound on screen. New York: Columbia Univ. Press. 1994.
DONNELLY, K. J.. The spectre of sound. London: BFI, 2005
FLORES, Virgínia. O cinema: uma arte sonora. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
LoBRUTTO, Vincent. Sound on film. London:Praeger,1994.
MENDES, Eduardo Santos. Walter Murch: A Revolução no Pensamento Sonoro Cinematográfico Tese de doutorado. São Paulo: ECA/USP, 2000.
PRENDERGAST, Roy. Film music: A neglected art. New York: WW Norton, 1977.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2000.
SERGI, Gianluca. The Dolby era: filmsound in contemporary Hollywood. NY: Manchester Univ. Press, 2004
SONNENSCHEIN, David. Sound design: the expressive power of music, voice and sound effects in cinema. Studio City: Michael Wiese Prod., 2001.
WEISS, Elisabeth e BELTON, John. Film sound: theory and practice. NY: Columbia, 1985.
WIERZBICKI, James. Louis and Bebe Barron's Forbidden Planet. Lanham: Scarecrow, 2005
YEWDALL, David. Pracical art of motion picture sound. NY: Focal, 2007
Conteúdo
Esta disciplina tem por objetivo continuar o estudo sobre a incorporação dos gêneros de música experimental do século XX às trilhas musicais de filmes de ficção no período compreendido entre os anos 1950 e o momento presente, bem como sua relação com as transformações ocorridas na edição sonora de filmes que conduziu ao surgimento do conceito de sound design nos anos 1970. O estudo apresenta um levantamento histórico do processo, bem como a análise e comparação de procedimentos técnicos e convenções poéticas de composição musical e sound design em trilhas sonoras para o cinema. Tal trabalho foi iniciado com o oferecimento da disciplina TópicoMúsica e Sound Design no cinema: as fronteiras da trilha sonora no segundo semestre de 2011, no primeiro de 2012 e no primeiro de 2013.
Metodologia
Aulas teóricas.
Leituras de textos selecionados da bibliografia.
Projeções de filmes.
Participação de convidados.
Area na internet da disciplina na plataforma TELEDUC.
Realização de trabalhos teóricos e práticos.
Apresentação de seminários.
Observação
Esta disciplina é parte do projeto de pesquisa "MÚSICA EXPERIMENTAL E SOUND DESIGN NO CINEMA: A EMERGÊNCIA DE UM NOVO CONCEITO DE TRILHA SONORA", financiado pelo CNPq. Ela dá prosseguimento ao trabalho iniciado na disciplina TópicoMúsica e Sound Design no cinema: as fronteiras da trilha sonora. Neste semestre, excepcionalmente, não serão aceitos alunos especiais e recomenda-se que os inscritos tenham cursado a primeira parte do curso realizada no segundo semestre de 2011, primeiro de 2012 e primeiro de 2013.