Turma AV123 - Métodos e Técnicas de Pesquisa - Turma MF

Nome

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV123 - MF


Sala na Sala 03 do Depto. de Multimeios
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV123 - Métodos e Técnicas de Pesquisa
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Início das aulas no dia 07 de agosto.

Docentes

Mauricius Martins Farina

Marta Luiza Strambi

Critério de Avaliação

A avaliação se realizará através do acompanhamento de relatórios de pesquisa e da realização de um artigo ao final da disciplina cujo assunto dependerá das escolhas de seus proponentes.

Bibliografia

BRITES, B.; TESSLER, E. O meio como ponto zero: metodologia de pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002. CHIPP, H. B . Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1989. FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. MOLES, Abraham Antoine. A criação científica. São Paulo: Perspectiva, 1971. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1977. REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais“ In Porto Arte. Porto Alegre, v. 7, n. 13, p.81-95. nov.1996. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996. ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Conteúdo

Conteúdo Programático 1. As artes visuais como campo de pesquisa transdisciplinar; 2. O pensamento e a experiência na imagem; 3. A normalização do trabalho acadêmico; 4. A pesquisa em arte e possíveis diálogos; 5. Métodos heurísticos e criação artística; 4. Contextualização da pesquisa em arte; 5. O texto do artista e a redação científica; 5. O desvio como método na arte; 6. A materialidade da arte e sua inscrição epistemológica. 7. Práxis e poiesis do pensamento artístico; 9. A experiência da pesquisa como procedimento artístico; 10. Arte e conceito: complexidades e singularidades.

Metodologia

O recorte metodológico intenta relacionar o debate sobre o estatuto das relações da pesquisa acadêmica no campo das artes visuais a partir de suas teorias, privilegiando a reflexão crítica do aluno e sua aplicação específica no âmbito da pesquisa que se propõe desenvolver, considerando o conhecimento transdisciplinar como fundamento da pesquisa em arte. As aulas serão expositivas com visionamento de imagens e desenvolvimento de trabalhos relacionados aos conteúdos da disciplina.

Observação