Turma AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método - Turma JAV

Nome

Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método

Subtítulo

Narrativas Digitais

Cód. Disciplina - Turma

AV013 - JAV


Sala na Sala MM02 do Depto. de Multimeios
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Jose Armando Valente

Hermes Renato Hildebrand

Iara Lís Franco Schiavinatto

Critério de Avaliação

O aluno será avaliado com base na participação em classe (10%); na produção da narrativa digital (50%); e no relato reflexivo (40%).

Bibliografia

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acessado em: fevereiro 2013. BELTING, H. O Fim da História da Arte. São Paulo: CosacNaify, 2006. CATAIÀ DOMÉNECH, J. M. As formas do real. São Paulo: Summus Editorial, 2011. (Cap. 5 A representação do espaço e do tempo na imagem). GAGBEIN, J-M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006. GARCIA. L. Modernidade, pós-modernidade e a metamorfose da percepção. In _______Politizar novas tecnologias. São Paulo: Ed. 34, 2003. HILDEBRAND, H. R.; CUNHA, A. C. Autoria nas obras abertas com mídias móveis e locativas: autor, autoria e colaboração nas plataformas opensource. Disponível em: http://www.hrenatoh.net/curso/textos/autor_autoria_opensource.pdf. Acessado em: agosto 2013. KILIAN, C. Writing for the Web. NY: Self-Counsel Press, 1999. KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 1996 (tradução in mimeo: Bressane, T.) LEÃO, Lúcia. (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2005. LEVI, P. Os afogados e os sobreviventes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Caps. A memória da ofensa e Comunicar. MACHADO, I. A. Gêneros no Contexto Digital. In: LEÃO, L. Interlab: Labirintos do Pensamento Contemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002. MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001. ________. Midia after software. Journal of Visual Culture, 12: 30-37, April 2013. Disponível em: http://vcu.sagepub.com/content/12/1/30.full.pdf+html. Acessado em: agosto 2013. MURRAY, J. H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural, Unesp, 2003. PAUL, N.. Elementos das narrativas digitais. In: FERRARI, P. HIPERTEXTO, hipermídia: As novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007. REIS, C.; LOPES, A.C. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988. SARLO, B. Tempo Passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras/ UFMG, 2007. (Cap. A retórica testemunhal e pós-memória, reconstituições). SCOLARI, C. Hipermediaciones. Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa, 2008. SENETTE, R. A corrosão do Caráter. São Paulo: Ed. Record, 2005. ________. Juntos. São Paulo: Ed. Record, 2012. VALENCISE-GREGOLIN, M. Mídia e Cultura: Machinima, objeto da contemporaneidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Ver complementar: TEDtalks sobre criatividade – Amy Tan (http://www.ted.com/talks/amy_tan_on_creativity.html), Elizabeth Gilbert (http://www.ted.com/talks/elizabeth_gilbert_on_genius.html) John Cleese (http://www.youtube.com/watch?v=kH8uYDJlwog)

Conteúdo

Ementa Estudo da criação, desenvolvimento, representação e simulação e comunicação a partir dos artefatos culturais, estéticos, artísticos e tecnológicos e das ações cognitivas que permitam compreender o universo do pensamento visual no processo de projeto. Conteúdo programático Como objeto de estudo, a disciplina deve focar na criação de narrativas digitais através das tecnologias digitais de informação e comunicação (laptop, celulares, tablets etc.). O objetivo é proporcionar ao aluno a experiência prática de desenvolvimento de narrativas digitais, a partir da investigação de características das narrativas tradicionais, tendo como base as inovações possibilitadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Serão estudados os seguintes tópicos: • Definições de narrativas digitais como base em referencial teórico; • Padrões de linguagem e gêneros digitais no design de interação e interfaces; • Organização e distribuição de informações; • Percursos possíveis dos autores/usuário ou interatores; • Planejamento e produção de narrativas digitais; • Estudos e análise das principais experiências de produção de narrativas digitais sob os aspectos cognitivos, estéticos e tecnológicos desta produção; • Aplicação das narrativas digitais em diferentes contextos, artísticos e educacionais. • Condições contemporâneas da narrativa e do ato comunicativo

Metodologia

Aulas expositivas de conceitos e técnicas relacionadas à produção de narrativas digitais. Análise de narrativas digitais sob o ponto de vista cognitivo, estético e tecnológico. Desenvolvimento de narrativas usando as tecnologias digitais de informação e comunicação. Seminários coletivos e individuais. Trabalhos em sala de discussão sobre formatos narrativos. Os alunos deverão assumir uma postura interdisciplinar para a área, focando os principais desafios na concepção, desenvolvimento e aplicação de narrativas digitais. Eles terão oportunidades para desenvolver suas próprias narrativas, refletir sobre esta produção e propor soluções de uso das narrativas na educação e nas artes, considerando seus objetos de pesquisa. Estão previstas duas atividades a. Produção de uma narrativa, usando as tecnologias digitais de informação e comunicação; b. Relato reflexivo sobre a produção realizada, focando os aspectos cognitivos, estéticos e tecnológicos dessa experiência.

Observação