Turma AV201 - Laboratório I - Turma LW

Nome

Laboratório I

Subtítulo

Impressões e pesquisas gráficas:xilogravuras e calcogravuras.

Cód. Disciplina - Turma

AV201 - LW


Sala na Sala 05 do Depto. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV201 - Laboratório I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Luise Weiss

Critério de Avaliação

Desenvolvimento de trabalhos práticos apresentados em forma de seminários e a apresentação de um memorial descritivo contendo pesquisa teórica, reflexão e leituras de textos indicados.

Bibliografia

ASSMAN, Aleida. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória. Campinas: editora UNICAMP, 2011 BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984 CASTLEMAN, Riva. Prints of the 20th century. London: Thames and Hudson, 1976. DIDI-HUBERMAN, Georges. La Ressamblance par Contact. Paris: Les Éditions, 2008. DUBOIS, Phillippe. O ato fotográfico. Campinas: Editora papirus, 1993 FABRIS, Annateresa. Fotografia e a Arredores. São Paulo: Editora Letras Contemporâneas, 2009 ________________. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004 ________________; KERN, Maria Lúcia Bastos (org.). Imagem e Conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006 SENNET, Ricahrd. O artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009. TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. São Paulo: Cosac e Naify, 1999. WEINRICH, Harald. Lete – arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Conteúdo

- Questões da História da Gravura, os aspectos da materialidade das matrizes, ferramentas e estampas, caracterizando opções da expressividade dos materiais; - A questão do tempo, registros de tempo e memória na gravura contemporânea, uso de imagens fotográficas, ação do tempo nas matrizes e nas estampas; - A gravura, formas de pensar graficamente, etapas do trabalho, o pensamento gráfico; - Estudo das obras de artistas gravadores, de épocas diferentes, associações e afinidades pelas escolhas de suportes e impressões; - Pesquisas com suportes diferentes e ferramentas de escolha; - Estudo da obra de artistas gravadores brasileiros, contemporâneos, a obra de Evandro Carlos Jardim, Renina Katz, Regina Silveira, Marco Buiti, Claudio Mubarac, Ernesto Bonato, Maria Bonomi, Marcelo Moscheta, Fernando Vilella; - A relação da gravura com a imagem fotográfica; - o uso de suportes variados e mistos, hibridações.

Metodologia

Desenvolvimento dos tópicos apontados: gravura contemporânea, questões das matérias, ação do tempo, questões da memória visual; - Indicação de leituras, ação do tempo, questões da memória visual; - Indicação de leituras, textos e bibliografia; - Pesquisas e projetos práticos de ateliê; - Seminários com apresentação dos trabalhos desenvolvidos, aliados à pesquisa teórica e prática.

Observação