Turma AV032 - Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais - Turma LR

Nome

Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV032 - LR


Sala na Sala AP07 do Dept. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV032 - Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Lucia Helena Reily

Critério de Avaliação

Participação em aula; Apresentação de seminário; Produção de resenhas de textos; Trabalho escrito.

Bibliografia

ARNHEIN, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira e Edusp, 1980. BARBOSA, Ana Mae. Ensino de arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. COUTINHO, Rejane Galvão. A coleção de desenhos infantis do acervo Mário de Andrade. 2002. 144p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. COX, Maureen. Desenho da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1995. EISNER, Elliot & DAY, Handbook of research and policy in art education. Londres: Lawrence Earlbaum Associates, 2004. FINEBERG, Jonathan. The Innocent Eye: children’s art and the modern artist. Princeton: Princeton University Press, 1997. GOLOMB, C. The child's creation of a pictorial world. Los Angeles: University of California Press, 1992. LUQUET, G. H. O desenho Infantil. Porto: Civilizações, 1969. MATTHEWS, John. The art of childhood and adolescence - the construction of meaning. Londres: Falmer Press, 1999. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis, Vozes, 1987. ROUMA, G. El lenguage gráfico del niño. Buenos Aires: El Ateneo, 1947. VYGOTSKY, L. S. / SMOLKA, Ana Luiza. Imaginação e criação na infância: ensaios comentados. São Paulo: Ática, 2009.

Conteúdo

Bases históricas sobre as concepções do desenho na infância e no adolescência, com destaque para Ricci, Rouma, Eng, Luquet, Vygotsky e Lowenfeld. Movimentos de artistas modernos que se interessaram pela produção infantil. Coleções e acervos de produção de crianças e de grupos de "outsiders" na Europa e no Brasil. Pesquisas recentes sobre o desenho da cirança e do adolescente e sobre o ensino de arte no contexto escolar. Repercussões e implicações das pesquisas sobre a produção artística da criança e do adolescente no ensino de arte no Brasil.

Metodologia

Aulas expositivas; Análise de produções de imagens de acervos de artistas e psiquiatras; Discussão de textos; Seminários com a participação dos alunos.

Observação

Haverá leitura obrigatória de textos em português, inglês e espanhol.