Turma DE012 - Teoria do Cinema - Turma AS
Nome
Teoria do Cinema
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
DE012 - AS
Sala
no LIS - Lab. de Imagem e Som do IA
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE012 - Teoria do Cinema
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Essa disciplina terá início no dia 05/09/2014
Docentes
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Critério de Avaliação
Seminários e trabalho escrito. O trabalho escrito deve aplicar tópicos e bibliografia abordados ao longo do curso.
Bibliografia
Albera, François; Lefebvre, Martin (Orgs.). “La filmologie, de nouveau”, in: Cinémas. Revue d'études cinématographiques, vol. 19, n. 2-3, primavera 2009.
Altman, Rick. Film/Genre. London: BFI, 1999.
Aumont, Jacques et al. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 1995.
Aumont, Jacques. A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.
Leo Braudy, Marshall Cohe. Film Theory and Criticism. Introductory readings, New York, Oxford: Oxford University Press, 2009.
Bazin, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Bellour, Raymond. L'Analyse du Film. Paris: Éditions, 1979.
Berger, Asa. Media Analysis Techniques. London: Sage, 1998.
Bordwell, David. Film Art: An Introduction. Reading, MA: Addison-Wesley, 2009.
Braudy, Leo; Cohen, Marshall. Film Theory and Criticism. Introductory readings. New York/Oxford: Oxford University Press, 2004.
Buckland, Warren. The Cognitive Semiotics of Film. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
Burch, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Casetti, Francesco; Di Chio, Federico. Cómo analizar un film. Paidós Iberica, 1998
Caughie, John (ed.). Theories of Autorship. London/New York: Routledge/BFI, 1981.
Ethis, Emmanuel. Sociologie du cinéma et de ses publics. Paris: Armand Colin, 2005.
France, Claudine de, Cinema e antropologia. Campinas: Editora da Unicamp,1999.
Freire, Marcius; Lourdou, Philippe. Descrever o visível. Documentário e antropologia fílmica. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2010.
Hill, John; Gibson, Pamela Church (Eds.). Film Studies: Critical Approaches. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Jameson, Fredric. As Marcas do Visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
Jameson, Fredric. Pós-Modernismo. A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Ática, 1997.
Metz, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977, 2a ed.
Metz, Christian. The Imaginary Signifier. Psychoanalysis and the Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1977.
Metz , Christian. Le Signifiant imaginaire. Paris: Christian Bourgeois, 1993.
Marie, Michel; Jullier, Laurent. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009
Monaco, James. How to Read a Film: Movies, Media, Multimedia. New York/Oxford: Oxford University Press, 2000, 3a ed.
Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. I. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1976.
Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. II. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1985.
Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. I. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.
Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. II. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.
Ryan, Michael; Lenos, Melissa. An Introduction to Film Analysis: Technique and Meaning in Narrative Film. New York: Blomsbury Academic, 2012.
Sorlin, Pierre. Sociologie du cinéma, Ouverture pour une histoire de demain, Paris, Aubier, 1977.
Stam, Robert; Miller, Toby (eds.). Film and Theory: An Anthology. London: Blackwell, 2000.
Stam, Robert; Shohat, Ella. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 200
Xavier, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983.
Xavier, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Xavier, Ismail. “Maquinações do olhar: a cinefilia como ver além na imanência”. In Médola, Ana Sílvia; Araújo, Denise; Bruno, Fernanda (Orgs.). Livro da XV Compós: Imagem, Visibilidade e Cultura Midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007, pp. 21-46.
Conteúdo
1) Introdução. Panorama: teoria clássica, moderna e contemporânea. Primórdios da teoria do cinema.
2) O classicismo cinematográfico.
3) Ponto de vista e foco narrativo no cinema clássico.
4) O construtivismo russo. Eisenstein: teórico-cineasta.
5) A abordagem realista. André Bazin.
6) O método estruturalista-semiológico. Christian Metz.
7) Teoria de autor.
8) Teorias de gênero (formas narrativas).
9) A abordagem psicanalítica e o feminismo. Laura Mulvey.
10) A experiência da Filmologia e a Screen Theory.
11) A abordagem culturalista.
12) A abordagem cognitivista.
13) Semiopragmatismo e Semiótica Cognitiva.
14) Neurocinemática.
15) O fenômeno digital: abordagens teóricas.
Metodologia
Aulas expositivas, exibição de filmes completos ou fragmentos de filmes, debates, seminários e discussão de textos.
Observação