Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma LW

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Carlos Gomes: Campinas, Rio, Milão e a Música Brasileira da segunda metade do século XIX

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - LW


Sala à definir
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Critério de Avaliação

De acordo com as apresentações em aula dos seminários, em grupo ou individuais, assim como de curtas tarefas sobre temas correlatos, todas tendo ligação com o contexto dos temas estudados.

Bibliografia

Bibliografia ANDRADE, M. A Fosca. Revista Brasileira de Música, v.1, f.2, 1934, p. 117-124. ANDRADE, M. Fosca. Revista Brasileira de Música. Número especial. 1936, p. 251-263. ANDREWS, J. Montezuma e Il Guarany - Aurifex . v. 1, 2000. Disponível em: . Aceso em: 10 maio de 2006. BRAGA, F. Reminiscências. Revista Brasileira de Música. Número especial. 1936, p.93-95. BUDDEN, J. The Operas of Verdi. v.3. Oxford: Clarendon Press, 2002. 546 p. CARVALHO, I.G.V. Vida de Carlos Gomes. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora A Noite, 1946. 189 p. COELHO, G.M. O brilho da Supernova – a morte bela de Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Agir, 1995. 184 p. COELHO, L. M. A ópera italiana após 1870. São Paulo: Objetiva, 2002. p.17-27. CONATI, M. Formação e afirmação de Gomes no panorama da ópera italiana. Notas e considerações. In: Gaspare Nelo Vetro – Antônio Carlos Gomes – correspondências italianas. Rio de Janeiro: Livraria editora Cátedra – Instituto Nacional do Livro, 1982. 74 p. CONTIER, A. O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andrade e a questão da identidade cultural. Revista de História e Estudos Culturais, v. 1. 2014. Disponível em: www.revistafenix.pro.br MOSCO CARNER, G.R. The exotic element in Puccini. The Musical Quarterly , v. 22, n. 1, p. 45-67, 1936. MURICY, A. Condor, notas sobre a estética dessa ópera. Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro, p. 300-307, 1936. MUSSOMELI, G.G. Antonio Carlos Gomes: un musicista tra Scapigliatura e Verismo. Diastema, Gennaio, p. 8-14, 1992. NICOLAISEN, J. Italian opera in transition, 1871-1893. Michigan: Ann Arbor, 1980. NICOLODI, F. Italian opera. In: The Cambridge companion to Grand Opera. Cambridge: University Press, 2002. 496 p. NOGUEIRA, L.W.M. Maneco Músico Pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo: Editora Arte & Ciência, 1997. 108 p. Nogueira, Lenita Waldige Mendes. Museu Carlos Gomes – Catálogo de Manuscritos Musicais. São Paulo, Arte e Ciência, 1997 (b). NOGUEIRA, L.W.M. Música em Campinas nos últimos anos do império. Campinas: Editora da UNICAMP, FAPESP-CMU Publicações, 2001. p: 359. NOGUEIRA, L.W.M. Música e política: o caso de Carlos Gomes. In: Congresso da ANPPOM, XV, 2005, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Mùsica da UFRJ, 2005. p. 243-249. CD-ROM PISTONE, D. A ópera italiana no século XIX de Rossini a Puccini. Lisboa: Editorial Caminho, 1988. 225 p. RODRIGUES, L. Carlos Gomes, os modernistas e Mario de Andrade. Revista Brasileira de Música (Rio de Janeiro. 1934), v. 24, p. 105-107, 2011. SILVA, Olga Sofia Freitas. Il Guarany de Antônio Carlos Gomes: A História de uma Ópera Nacional . 2011. 159 p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Música, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011. VETRO, G. N. Antônio Carlos Gomes – correspondências italianas. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Cátedra/INL, 1982. 339 p. VETRO, G.N. Carteggi Italiani II. Brasília: Thesaurus Editora, 1998. 272 p. VIRMOND, M. C. L., MARIN, R. M. T., NOGUEIRA, L. W. M. Uma ária para Virginia Damerini: a última Fosca de Carlos Gomes. Opus (Belo Horizonte. Online). , v.19, p.111 - 140, 2013. VIRMOND, M. C. L., MARIN, R. M. T., TOLEDO, E. Destruindo o mito e construindo o homem: revendo Antônio Carlos Gomes. ICTUS (PPGMUS/UFBA). , v.09, p.57 - 72, 2008 VIRMOND, M. C. L. Órgão e grand-opéra: cenas de igreja nas obras de Antônio Carlos Gomes. Música em contexto (UnB). , v.1, p.71 - 92, 2008 VIRMOND, M. C. L., NOGUEIRA, L. W. M., TOLEDO, E. Sobre uma alternativa composicional de Antônio Carlos Gomes na ópera Condor. Opus (Belo Horizonte, Online). , v.31, p.12 - 19, 2007. VOLPE, M.A. Remaking the Brazilian Myth of National Foundation: Il Guarany. Latin American Music Review, v. 23, n. 2, p. 179-194, 2002. VOLPE, M.A. Carlos Gomes: a persistência de um paradigma em época de crepúsculo. Brasiliana, Rio de Janeiro, v. 17, p. 2-11, 2004. WEAVER, W. The Golden Century of the Italian Opera – from Rossini to Puccini. Londres: Thames and Hudson, p. 157-159, 1980. WISNIK, J.M. O coro dos contrários – a música em trono da semana de 22. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977, p. 71.

Conteúdo

A disciplina inclui temas que descrevem a produção de Carlos Gomes, sua formação e relação com dois territórios específicos de ação, discute as características do ambiente musical de Campinas e analisa com maior detalhes as óperas Fosca e Condor, além de estabelecer uma relação de discussão de Gomes com a música nacionalista, seus representantes maiores na segunda metade do século XIX.

Metodologia

Os principais tópicos da disciplina serão tratados e, forma de aulas expositivas, apresentações em vídeo, conferencias por professores convidados e seminários.

Observação