Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma LC

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

O teatro brasileiro e a cultura popular: dramaturgias

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - LC


Sala Sala SM 03 - prédio da DAC
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Larissa de Oliveira Neves Catalão

Critério de Avaliação

Participação em sala. Leituras pedidas. Seminários. Trabalhos escritos.

Bibliografia

Abreu, Martha Campos, “O Império do Divino”: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830 – 1900). Tese de Doutorado em História – IFCH – Unicamp, 1996. Andrade, José Carlos dos Santos. O teatro no circo brasileiro. Estudo de caso: Crico-Teatro pavilhão Arethuzza. Tese de Doutorado em Artes Cênicas, São Paulo: USP, 2010. Andrade, Mário. Danças dramáticas do Brasil. 2ªed. Belo Horizonte: Itatiaia / INL, 3 vols. 1982. Azevedo, Artur, O mambembe. Edição preparada por Larissa de Oliveira Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2010. ____________, A pele do lobo e outras peças (org. Larissa de Oliveira Neves). São Paulo: Hedra, 2009. Bolognesi, Mario Fernando. “Circo e teatro: aproximações e conflitos”. In. Sala Preta. Nº 6. pp. 9-19. ______________________. Palhaços. São Paulo: Editora da Unesp, 2003. Brito, Rubens José de Souza. “O grupo de teatro Mambembe e o circo-teatro”. In. Sala Preta. Nº 6. pp. 79-85. _________________________. Teatro de rua: princípios, elementos e procedimentos. Campinas, SP, Unicamp, 2004. (Tese, Livre Docência em Artes). Camargo, Robson Correa, “A pantomima e o teatro de feira na formação do espetáculo teatral: o texto espetacular e o palimpsesto” In. Revista Fenix, vol. 3, ano 3, nº 4, 2006. www.revistafenix.pro.br Carreira, André. Teatro de rua: Brasil e Argentina nos anos 1980. São Paulo: Hucitec, 2007 Cascudo, Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 11ª ed. São Paulo: Global, 2002. Costa, Eliene Benício Amâncio. Saltimbancos urbanos: a influência do Circo na renovação do Teatro Brasileiro nas décadas de 80 e 90. Tese de Doutorado. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, USP, 1999. Duarte, Regina Horta. Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX. Campinas: Editora da Unicamp. Fernandes, Ivan, Martins e Caetano: quando o teatro começou a ser brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte, 2012. Guinsburg, J.; Faria, João Roberto; Lima, Mariângela Alves de (org.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2006. Lara, Cecília de. De Pirandello a Piolim: Alcântara Machado e o teatro no modernismo. Rio de Janeiro: INACEN, 1987. Lima, Rossini Tavares. Abecê do folclore. 7ª ed. São Paulo: Ricordi, 2003 __________________Folguedos populares do Brasil. São Paulo: Ricordi, 1962. Marques, Daniel. “O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro.” In. Sala Preta. Nº 6. pp. 55-61. Marzano, Andrea. Cidade em cena: o ator Vasques, o teatro e o Rio de Janeiro (1839-1892). Rio de Janeiro: Folha Seca: FAPERJ, 2008. Moraes Filho, Mello, Festas e tradições populares do Brasil. Rio de Janeiro, RJ; Paris: H. Garnier, 1901. Ortiz, Renato. Românticos e folcloristas. São Paulo: Editora Olho D’água, sem ano. Pavis, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. Peixoto, Fernando. “Teatro de rua no Brasil”. In. Cruciani, Fabrizio; Falletti, Clélia. Teatro de rua. São Paulo: Hucitec, 1999. Prado, Décio de Almeida. João Caetano. São Paulo: Perspectiva, 1972 ____________________ História concisa do teatro brasileiro. São Paulo: Edusp, 2003. ___________________ Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo: Perspectiva, 1993. ____________________ “O Teatro e o Modernismo”. In. Prado, Décio de Almeida. Peças, pessoas e personagens. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. Raulino, Berenice. “O circo em Ubu, Folias Phisicas, Pataphysicas e Musicaes, espetáculo do Teatro Ornitorrinco.” In. Sala Preta. Nº 6. pp. 87 – 93. Ribeiro, Darcy, O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Rosenfeld, Anatol. Prismas do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000 Santos, João Rafael Cursino dos. A festa do Divino em São Luis do Paraitinga: o desafio da cultura popular na contemporaneidade. Dissertação de mestrado em História. São Paulo: FFLCH, USP, 2008. Silva, Ermínia. “Arthur Azevedo e a teatralidade circense.” In. Sala Preta. Nº 6. pp. 35-44. Silva, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamin de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do século XIX e início do XX. Tese de Doutorado UNICAMP. Campinas, 2003 Soffredini, Carlos Alberto. De um trabalhador sobre o seu trabalho. In Revista Teatro. São Paulo: ano I, n° 0, jun./jul. de 1980. Souza, Eliene Benício, Teatro de rua uma forma de teatro popular no nordeste. Dissertação de Mestrado, ECA - USP, São Paulo, 1993. SOUZA, Marina de Mello e. História, mito e identidade nas festas de Reis negros no Brasil – séculos XVIII e XIX. In. JACSÒ, Istvan; KANTOR, Íris (org.) Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec; Edusp: Imprensa Oficial, 2001. Veneziano, Neide, Não adianta chorar: teatro de revista brasileiro... oba!. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

Conteúdo

Formação da nacionalidade brasileira. Formação do teatro brasileiro. Teatro musicado do final do século XIX. Formação do teatro moderno brasileiro. Consolidação do teatro moderno brasileiro. Teatro popular no final do século XX. Teatro de rua. Circo.

Metodologia

Aulas expositivas. Seminários.

Observação