Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma CQ

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

Dramaturgias e escritas performativas: uma abordagem teórico-prática

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - CQ


Sala na Sala 03 do Depto. de Artes Cênicas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
Início das aulas dia 06 de agosto.

Docentes

Cassiano Sydow Quilici

Isa Etel Kopelman

Critério de Avaliação

Leituras de discussões de textos da Bibliografia e proposições do material criativo dos participantes.

Bibliografia

ARENDT, Hannah – A Condição Humana. Rio de Janeiro, Forense, 1993d ARISTÓTELES – Ética a Nicômaco. Trad. e Comentários de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. Poética. Trad. e Comentários de Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991 – (Os Pensadores, vol. II). CALAME, Claude – Eros na Grécia Antiga. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. DUARTE, Adriane da Silva – Cenas de Reconhecimento na Poesia Grega. Campinas SP: Editora Unicamp, 2012. FERNANDES, Silvia – “Teatros do Real”, em Revista Sala Preta n.13 v.2, 2º semestre 2013. FÉRAL, Josette – Theorie et Pratique du Théâtre: au de-là des limites, Montpellier: Entretemps, 2011. FISCHER-LICHTE, Érica – The Transformative Power of Performance, London/N.York: Routledge, 2008. LEHMANN, Hans-Thies – Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. SARRAZAC, Jean-Pierre – Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. SZONDI, Peter – Teoria do Drama Moderno – São Paulo: Perspectiva, 2001.

Conteúdo

O curso, de caráter teórico-prático, propõe experimentos com escritas cênicas e performativas, a partir de problematizações da noção de ação em três momentos históricos distintos: clássico, moderno e contemporâneo. Do período clássico serão abordados os estudos de Aristóteles na “Poética” e na “Ética a Nicômaco”, discutidos no contexto ampliado da cultura grega antiga. Do período moderno, a ação será problematizada a partir da “crise do drama”, nas perspectivas distintas de Szondi e Sarrazac. Por fim, serão tematizadas as tensões entre ação, ficção e experiência, em exemplos do teatro contemporâneo e da performance.

Metodologia

As exposições teóricas serão acompanhadas de análises de cenas e material artístico. Os experimentos incluem exercícios iniciais feitos em sala de aula e o acompanhamento das propostas dos alunos.

Observação

Pelo caráter teórico-laboratorial do curso, optamos por um máximo de 15 alunos.