Turma DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema - Turma ET

Nome

Multimeios e Teoria do Cinema

Subtítulo

Cinema, corpo e performance

Cód. Disciplina - Turma

DE525 - ET


Sala Sala PB 01
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Francisco Elinaldo Teixeira

Critério de Avaliação

seminário ensaio (trabalho individual escrito)

Bibliografia

. AMARAL, Ana Maria. Teatro de animação. São Caetano do Sul: Ateliê Editorial, 1997 . BELLOUR, Raymond. Entre imagens: fotografia, cinema e video. Campinas: Papirus, 1997 . BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. in Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996 [1985] . BRITTO, Fabiana Dultra. Temporalidade em dança: parâmetros para uma história contemporânea. Belo Horizonte: FID, 2008 . CARRIERE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006 [1994] . CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Arquivos-relicários: múltiplas narrativas para a construção da história e da memória. in MIRANDA, Wander Melo; de SOUZA, Eneida Maria (org). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011 . FABRIS, Annateresa. O corpo como território do político. in JAREMTCHUK, Dária; RUFINONI, Priscila (org). Arte e política: situações. São Paulo: Alameda, 2010 . GREINER, Christine. A percepção como princípio cognitivo da comunicação: uma hipótese para redefinir a prática da performance. in Corpo em Cena 6. São Paulo: Anadarco, 2013 . LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós dramático e teatro político. in O pós dramático. FERNANDES, Silvia; GUINSBURG. J. São Paulo: Perspectiva, 2010 . MARQUES, Reinaldo. O que resta nos arquivos literários. in MIRANDA, Wander Melo; de SOUZA, Eneida Maria (org). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011 . NHUR, Andreia. A não história da dança ou a historiografia dos restos. in Corpo em Cena 6. São Paulo: Anadarco, 2013 . PAIS, Anna. O discurso da cumplicidade. Dramaturgias contemporâneas. Lisboa: Colibri, 2003 . RAVETTI, Graciela. De Moscou a Marte. in A cidade imaginária. NAZARIO, Luiz (org.) São Paulo: Perspectiva, 2005 . SILVA, Monica Toledo. Memórias possíveis: eu em algum lugar. in SILVA, Monica Toledo (org). Performances da memória. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2013

Conteúdo

1 memória, documento, imaginação e a linguagem do afeto 2 ruínas: apropriação e reinvenção do lugar e da história; narrativa e representação 3 histórias do corpo: representação e linguagens narrativas; expressão e identidade 4 imagens do corpo: representação de conteúdos nas artes cênicas e audiovisuais 5 corpos na imagem: construção estética a partir de conteúdos do corpo 6 convergências na arte contemporânea: cinema e dramaturgia 7 convergências na arte contemporânea: cinema, video e a literatura 8 o cinema, da tela para a rua, palco e museu: forma e conteúdo 9 o cinema, da tela para a rua, palco e museu: linguagens estéticas 10 seminário 11 seminário 12 performance nas artes audiovisuais: o video como paisagem e montagem do corpo 13 performance nas artes audiovisuais: a instalação e as cartografias contemporâneas 14 desconstrução narrativa, apropriação de conteúdos e a criação do outro 15 performatividade e hibridismo nas reinvenções de si; noções do vazio e da invisibilidade.

Metodologia

aulas expositivas exibição de obras estudos de caso

Observação