Turma DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema - Turma ET
Nome
Multimeios e Teoria do Cinema
Subtítulo
Cinema, corpo e performance
Cód. Disciplina - Turma
DE525 - ET
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Francisco Elinaldo Teixeira
Critério de Avaliação
seminário
ensaio (trabalho individual escrito)
Bibliografia
. AMARAL, Ana Maria. Teatro de animação. São Caetano do Sul: Ateliê Editorial, 1997
. BELLOUR, Raymond. Entre imagens: fotografia, cinema e video. Campinas: Papirus, 1997
. BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. in Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996 [1985]
. BRITTO, Fabiana Dultra. Temporalidade em dança: parâmetros para uma história contemporânea. Belo Horizonte: FID, 2008
. CARRIERE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006 [1994]
. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Arquivos-relicários: múltiplas narrativas para a construção da história e da memória. in MIRANDA, Wander Melo; de SOUZA, Eneida Maria (org). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011
. FABRIS, Annateresa. O corpo como território do político. in JAREMTCHUK, Dária; RUFINONI, Priscila (org). Arte e política: situações. São Paulo: Alameda, 2010
. GREINER, Christine. A percepção como princípio cognitivo da comunicação: uma hipótese para redefinir a prática da performance. in Corpo em Cena 6. São Paulo: Anadarco, 2013
. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós dramático e teatro político. in O pós dramático. FERNANDES, Silvia; GUINSBURG. J. São Paulo: Perspectiva, 2010
. MARQUES, Reinaldo. O que resta nos arquivos literários. in MIRANDA, Wander Melo; de SOUZA, Eneida Maria (org). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011
. NHUR, Andreia. A não história da dança ou a historiografia dos restos. in Corpo em Cena 6. São Paulo: Anadarco, 2013
. PAIS, Anna. O discurso da cumplicidade. Dramaturgias contemporâneas. Lisboa: Colibri, 2003
. RAVETTI, Graciela. De Moscou a Marte. in A cidade imaginária. NAZARIO, Luiz (org.) São Paulo: Perspectiva, 2005
. SILVA, Monica Toledo. Memórias possíveis: eu em algum lugar. in SILVA, Monica Toledo (org). Performances da memória. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2013
Conteúdo
1
memória, documento, imaginação e a linguagem do afeto
2
ruínas: apropriação e reinvenção do lugar e da história; narrativa e representação
3
histórias do corpo: representação e linguagens narrativas; expressão e identidade
4
imagens do corpo: representação de conteúdos nas artes cênicas e audiovisuais
5
corpos na imagem: construção estética a partir de conteúdos do corpo
6
convergências na arte contemporânea: cinema e dramaturgia
7
convergências na arte contemporânea: cinema, video e a literatura
8
o cinema, da tela para a rua, palco e museu: forma e conteúdo
9
o cinema, da tela para a rua, palco e museu: linguagens estéticas
10
seminário
11
seminário
12
performance nas artes audiovisuais: o video como paisagem e montagem do corpo
13
performance nas artes audiovisuais: a instalação e as cartografias contemporâneas
14
desconstrução narrativa, apropriação de conteúdos e a criação do outro
15
performatividade e hibridismo nas reinvenções de si; noções do vazio e da invisibilidade.
Metodologia
aulas expositivas
exibição de obras
estudos de caso
Observação