Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Composição

Subtítulo

O Arranjo na Música Popular

Cód. Disciplina - Turma

MS101 - B


Sala Sala 43 - Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Antonio Rafael Carvalho dos Santos

Critério de Avaliação

Serão levados em conta os seguintes items: Preparo individual e coletivo para as aulas (leitura dos textos, análises). Participação em classe. Elaboração de exercícios e arranjos. Prova final: Elaboração de um arranjo (especificações a serem definidas no decorrer do curso).

Bibliografia

Adolfo, Antonio. ARRANJO – um enfoque atual. Lumiar Editora, 1997. Almada, Carlos. ARRANJO. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2000. Aragão, Paulo. PIXINGUINHA E A GÊNESE DO ARRANJO MUSICAL BRASILEIRO. Tese de Mestrado. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2001. Guest, Ian. ARRANJO. Lumiar Editora, 1995. Lima Jr., Fanuel M. A ELABORAÇÃO DE ARRANJOS DE CANÇÕES POPULARES PARA VIOLÃO SOLO. Unicamp: Dissertação de Mestrado, 2003. Mancini, Henry. SOUNDS AND SCORES. Northridge Music Inc, 1986. Riddle, Nelson. ARRANGED BY NELSON RIDDLE. Miami, FL: Warner Bros. Publications Inc., 1985. Sebesky, Don. THE CONTEMPORARY ARRANGER. Van Nuys, CA: Alfred Publishing Co., 1984 Sturm, Fred. CHANGES OVER TIME. The Evolution of Jazz Arranging.New York: Advance Music, 1995.

Conteúdo

Estudo de aspectos técnicos, estéticos e conceituais do arranjo na Música Popular.

Metodologia

Análise de partituras e fonogramas; leitura e discussão de textos; elaboração e, na medida do possível, realização de arranjos escritos no decorrer do curso.

Observação

Para um bom aproveitamento desta disciplina é importante que o aluno tenha familiaridade com a execução e arranjo na música popular.