Turma AV123 - Métodos e Técnicas de Pesquisa - Turma A

Nome

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV123 - A


Sala Sala AP 04
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV123 - Métodos e Técnicas de Pesquisa
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Edson do Prado Pfutzenreuter

Critério de Avaliação

Adequação, coerência e compreensão da proposta de trabalho em relação aos parâmetros estabelecidos; Cumprimento de todas as etapas definidas durante o curso; Presença nos atendimentos durante o processo e nas discussões em sala de aula. Qualidade do trabalho final em relação aos parâmetros expostos.

Bibliografia

MONDOLFO, R. Figuras e Ideias da Filosofia da Renascença. São Paulo, Ed. Mestre Jou. 1967. VARGAS, Milton. Metodologia da Pesquisa Tecnológica. Rio de Janeiro: Ed. Globo. 1985. MOLES, Abraham Antoine. A criação científica. São Paulo: Perspectiva, 1971. KOESTLER, Arthur. Os Sonâmbulos. São Paulo: Ibrasa, 1961 VIEIRA, J. DE A. Formas de conhecimento: Arte e Ciência, uma visão a partir da complexidade - teoria do conhecimento e arte. v. 1. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4th ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. PEIRCE, C. S. Semiótica e filosofia. Editora Cultrix, 1972BRITES, B.; TESSLER, E. O meio como ponto zero: metodologia de pesquisa em artes plásticas. 1st ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002. CHKLOVSKI, V. Arte como Procedimento. Teoria da literatura - Formalistas Russos. p.39-56. Porto Alegre: Editora Globo, 1971. POE, Edgar Allan. Poemas e Ensaios. (Trad. Oscar Mendes e Milton Amado). São Paulo: Globo, 1999. 3. Ed. Revista. PESSOTTI, I. Aqueles cães malditos de Arquelau. Rio de Janeiro RJ: Editora 34; Distribuição pela Editora Nova Fronteira, 1993.

Conteúdo

1. Ciência e Artes. Conhecimento científico e produção artística como formas de conhecimento. 2. A produção de conhecimento e o paradigma da complexidade. Projeto de Pesquisa. Definição do Objeto de estudo. Procedimentos metodológicos. 3. Pesquisa Bibliográfica, Quantitativa e Qualitativa 4. Pesquisa em Artes Visuais: O pensamento visual e produção artística como instrumento de pesquisa. 5. Objeto de pesquisa, abordagem e instrumental teórico. O texto acadêmico: características e parâmetros. 6. Ferramentas de organização bibliográfica.

Metodologia

• Aulas expositivas; • Leituras programadas e debates; • Palestras e Oficinas com professores convidados; • Seminários: Fase 1- Formação dos grupos de trabalho por afinidade temática; Análise dos Projetos Individuais de Pesquisa pelos membros do grupo; Discussão sobre as formas de coleta e levantamentos, técnicas e fontes. Fase 2 - Apresentação dos principais problemas encontrados pelo grupo na análise dos projetos individuais; Exposição e Debate com a sala; Fase 3 – Revisão e atualização do Projeto Individual (trabalho individual final para avaliação).

Observação