Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

Arquiteturas do corpo no Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - B


Sala AD 05 - Pavilhão da Dança
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
Disciplina intensiva de férias de verão: de 11/02/2016 a 19/02/2016, inclusive sábado. Horário: 8:30h-12:30h e 14:30h-16:30h.

Docentes

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Larissa Sato Turtelli

Critério de Avaliação

Presença em sala de aula. Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas. Apresentação de uma síntese prática do processo realizado.

Bibliografia

MÜLLER, R. P. Os Asuriní do Xingu: história e arte. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993. RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação. Rio de Janeiro: Funarte, 2005. RODRIGUES, G. As ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal. Campinas, SP: UNICAMP, 2010. SANTOS, J. Os Nagô e a Morte. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. SCHILDER, P. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da Psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999. TURTELLI, L.S. O espetáculo cênico no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): um estudo a partir da criação e apresentações do espetáculo de dança Valsa do Desassossego. 2009. 309p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

Conteúdo

- Exploração das relações corpo e espaço. - Ampliação das fronteiras corporais. - Construção do espaço como uma metáfora do corpo. - Construção de uma modelagem como sendo uma entidade. - Criação de instalações individuais. - Espaços simbólicos provenientes de uma arquitetura mágico-religiosa brasileira: caminhos, tukaia, assentamentos, altares, congá e outros. - Mecanismos de defesa como interferência na performance do intérprete. - Registros emocionais que se projetam na arquitetura dos sentidos. - Relação com objetos. - Modelagens do corpo. - O corpo que pesquisa: pesquisa de campo via relações sinestésicas. - A leitura do corpo via Estrutura Física e Anatomia Simbólica do Método BPI. - Técnica de Dança do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). - Técnica dos Sentidos do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete).

Metodologia

Aulas práticas e expositivas. Laboratórios de movimento individuais. Discussões de textos. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) enquanto sustentação de todo o processo.

Observação

A disciplina será predominantemente prática. É necessário que os alunos já tenham algum trabalho corporal e venham com roupas apropriadas para a prática. A assiduidade do aluno será essencial para que os objetivos da disciplina sejam alcançados e ele seja aprovado. Outras referências bibliográficas serão inseridas posteriormente.