Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo

Práticas de performance (1750-1900)

Cód. Disciplina - Turma

MS261 - A


Sala MU05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina poderá ser acompanhada por alunos de graduação que estejam cursando o 3º e 4º anos

Docentes

Emerson Luiz De Biaggi

Adonhiran Bernard de Almeida Reis

Critério de Avaliação

Participação em aulas, entrega de textos ao final do semestre e apresentação de seminários

Bibliografia

BOTSTEIN, Leon. History and Performance Practices. The Musical Quarterly, Vol. 88, No. 1, pp. 1-6, 2005.

BROWN, Clive. Classical & Romantic performing practice 1750 – 1900. Oxford: Oxford University Press, 2002.

BROWN, Clive. Rediscovering the language of Classical and Romantic performance. Early Music, vol. 41, n. 1, pp. 72-64, 2013.

GODLOVITCH, Stan. Authentic performance. The Monist, Vol. 71, No. 2, Aesthetics and the Histories of the Arts, pp. 258-277, 1988.

GRAVE, Floyd. Concerto Style in Haydn’s string quartets. The journal of Musicology, vol. 18, n. 1, p. 76-97, 2001.

GRAVE, Floyd; GRAVE, Margareth. The Strings Quartets of Joseph Haydn. Oxford: Oxford University Press, 2008.

JOSEPH, Deanna. Nineteenth-century performance practice:  reassessing tradition and revitalizing interpretation. The Choral Journal, Vol. 54, No. 9, pp. 18-31, 2014.

HARNONCOURT, Nikolaus. Le dialogue musical: Monteverdi, Bach et Mozart. Tradução de Dennis Collins. Paris: Éditions Gallimard, 1985.

HELD, Marcus; and BROWN, Clive. “Early Music, Notation and Performance: An Interview With Clive Brown”. Per Musi, no. 42, 2022.

HUNTER, Mary. “The most interesting genre of music”: Performance, sociability and meaning in the classical string quartet, 1800 – 1830. Nineteeth-Century Music Review, New York, Vol. 9, n. 1, p. 53-74, 2012.

LUCAS, Mônica. Humor e agudeza nos quartetos de corda Op. 33 de Joseph Haydn. Tese (Doutorado em Música). Institudo de Artes, Unicamp, Campinas, 2005.

MCGILL, David. Sound in motion. A performer’s guide to greater musical expression. Bloomington: Indiana University Press, 2007.

MCKEE, Eric. Mozart in the Ballroom: Minuet-Trio Contrast and the Aristocracy in Self- Portrait. Music Analysis, Malden, Vol. 24, n. 3, pp. 383-434, 2005.

REIS, Adonhiran. A prática de quarteto de cordas e seus aspectos técnico-interpretativos e históricos: aplicação em três obras de períodos distintos. Tese (Doutorado em Música). Departamento de Música, Instituto de Artes da Unicamp, 2017.

ROSEN, Charles. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York: W. W. Norton, 1998

 

Conteúdo

Aulas expositivas abordando aspectos teóricos, técnicos e práticos das práticas de performance no período compreendido entre 1750 e 1900

Metodologia

Leitura de bibliografia especializada, aplicação prática na execução de peças selecionadas, discussões em classe, apresentação de seminários

Observação

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