Profa. Dra. Rachel Zuanon Dias

Dra. Rachel Zuanon é docente no Curso de Artes Visuais e professora/pesquisadora junto às áreas de Processo Criativo em Composição Artística e de Arte e Tecnologia, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (IA-UNICAMP) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Tecnologia e Cidade (FEC-UNICAMP). Coordenadora de Extensão (IA-UNICAMP). Coordenadora do LIS (IA-UNICAMP). Membro do Conselho da GAIA (Galeria de Arte/IA-UNICAMP). Vice-Presidente dos Comitês Científico e Artístico da ARTECH 2019 – Digital Media Art Ecosystems: 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. Desde 1998, dedica sua pesquisa à cooperação Neurociência e Processos Criativos e Projetuais para aplicações em Arte, Arquitetura, Design, Educação e Saúde. Editora do livro Projective Processes and Neuroscience in Art and Design, publicado pela IGI Global, Pennsylvania [EUA]. Com pesquisas publicadas em periódicos e livros qualificados nos âmbitos internacional e nacional, e apresentadas em diversos países, como Alemanha, Brasil, Canadá, China, Cingapura, EUA, Grécia, Japão, Portugal, Taiwan, Turquia, UK, Viena, entre outros. Assessora ad-hoc da CAPES, da FAPESP, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP/MEC. No período de 01/2013 a 06/2018, Dra. Rachel Zuanon coordenou o Doutorado e o Mestrado em Design [PPGDesign-UAM] (CAPES nota 5, no quadriênio 2013-2016). De 2010 a 2018, foi pesquisadora e docente do PPGDesign-UAM. Coordenou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Hipermídia, de 2006 a 2009 e o curso de Bacharelado em Design Digital, de 2007 a 2009, ambos na UAM. Foi pesquisadora líder no Brasil do projeto Time Tremors Interactive Convergent Project, resultante do acordo de cooperação Brasil/Canadá, por meio do programa FAPESP / ISTPCanada [2013-2015], no qual dedicou-se ao desenvolvimento de interfaces inovadoras para interação com games. Atuou na Presidência e na Vice-Presidência dos Comitês Organizador e Científico de renomadas conferências internacionais e nacionais nos campos da Arte-Tecnologia e do Design. Foi docente dos cursos de graduação em Design da UAM, de 2002 a 2018, e do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP, de 2002 a 2009. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP. Certificada em Neuroscience for Architecture, pela New School of Architecture & Design [EUA]. Bacharel em Artes Visuais, pela UNESP-SP. Contemplada no ano de 2018 com o Best Paper Award of the 9th International Conference on Digital Human Modeling and Applications in Health, Safety, Ergonomics and Risk Management (EUA); com o 32o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira – Menção Honrosa na Categoria Trabalho Escrito Não Publicado: A cooperação design de games e neurociência como estratégia à superação do cybersickness; e com o 32o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira – Selecionado na Categoria Trabalho Escrito Não Publicado: Design de Moda e Neuroeducação: o desenvolvimento de uma metodologia projetual aplicada a pessoas com deficiência visual. Destaque Produção Científica 2018: Reconhecimento da UAM pela conquista do 15 Prêmio de Excelência Profissional Acadêmica. Homenageada em 2017 por sua produção intelectual e contribuição à formação dos alunos da UAM. Finalista do FILE PRIX LUX 2010, com o computador vestível NeuroBodyGame. Premiada com o Rumos Arte Cibernética 2007, pelo computador vestível BioBodyGame. Recebe menção honrosa no Prêmio Rumos Itaú Pesquisa 2003, pela pesquisa Computador Vestível Afetivo Co-evolutivo. Finalista do Prêmio Rumos Dança 2003: Videodança. Premiada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte no ano de 2000. Em 1999 é contemplada com a bolsa VITAE de Artes.

http://lattes.cnpq.br/3824766170490210

PT_BR