Fragmentos da Memória

Série de cartazes ilustrados

trabalho de conclusão de curso _ cartaz _ ilustração _ impresso

AUTORIA

Pablo Antonio Parra

ORIENTADOR

Prof. Dr. André Novaes de Rezende

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Prof. Dr. Edson Pfützenreuter

Profa. Ma. Carina Naufel

ANO

2018

Esse trabalho estrutura-se a partir da ideia do Design Gráfico como ferramenta social, desvinculando-se das estreitas relações corporativas em que o mesmo se insere atualmente e buscando, para tanto, em suas funções, instrumentos de mudança.

Através da superfície do cartaz e utilizando uma linguagem pop, o projeto pretende narrar histórias de africanos e africanas em situação de escravidão enfatizando suas vivências de uma maneira humanizada. As ilustrações baseadas em biografias, pretendem mostrar ao público uma nova perspectiva que busca desmistificar imagens recorrentes na memória sobre os africanos e africanas escravizados, que são lembrados pela história tradicional, muitas vezes, apenas como força laboral.

Fundamentado no estudo de biografias de africanos que passaram pela experiência da escravidão que fazem parte do projeto de pesquisa Freedom Narratives: Testimonies of Enslaved Africans (York University, Canadá) cedidas previamente pelo pesquisador e coordenador do projeto Bruno Véras, foram escolhidos cinco personagens para dar vida aos cartazes. Cada cartaz busca contar uma história maneira resumida.

Siga-nos
...

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

anb