Turma MP430 - Harmonia IV - Turma A

Código / Turma

MP430 A

Nome

Harmonia IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
28/07/2020 17:29
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo José de Siqueira Tiné

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo dos conceitos e procedimentos harmônicos característicos da música popular. Prática de escrita harmônica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009.

FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Teoria da Harmonia na Música Popular: Uma definição das relações de combinação entre os acordes na harmonia tonal. Dissertação de Mestrado. São Paulo: UNESP. 1996.

_____________________________. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas, e o estudo de planos tonais em música popular. Tese de Doutorado. Campinas: IA-UNICAMP, 2010.

PISTON, W. Harmony. London: Victor Gollancz, 1989.

SCH0ENBERG, A. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Unesp, 1999.

TINÉ, Paulo José de S. Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação. São Paulo: Rondó,3ª Ed., 2020.

TINÉ, P.J.S. Harmonia no Contexto da Música Popular, in Vitedur – Letras, Vol.6. São Paulo: Vilnius. 2002.

.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Tornar o aluno apto a realizar e analisar, através dos conceitos avançados da harmonia, a estilística e o repertório ligado à música popular;

Introduzir conceitos de arranjo (harmonia em bloco) e improvisação (relação escala-acorde).

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalho sobre o conteúdo dado e trabalho sobre tópicos específicos do conteúdo.

Cronograma (Plano de Aula)

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • As escalas para o subV: tons inteiros e octatônica;
  • Modulação para o 5o, 6o e 7o tom distante no círculo das quintas;
  • A cadência sub II V;
  • Realização de exercícios com o uso de tríades não diatônicas;
  • O conceito da Monotonalidade;
  • Harmonia modal: os diferentes procedimentos de modalismo harmônico;
  • O Coltrane Changes e suas aplicações.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, atividades analíticas, auditivas e construtivas.

Observação (Plano de Aula)

em branco