Turma MU036 - Acústica Musical II - Turma A

Código / Turma

MU036 A

Nome

Acústica Musical II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Monografia a ser realizada dentro de temas estabelecidos no início do curso, referentes ao conteúdo de MU-035 Acústica Musical I, sob orientação do professor que organizará seminários de aprofundamento em setores de interesse da turma dentre os seguintes: Acústica aplicada à Produção Musical, Produção Fonográfica, Rádio, TV e Cinema, Engenharia de Audio, Acústica de Salas, Psicoacústica, Acústica de Instrumentos musicais, Acústica da Voz.

Atualizado em
28/07/2020 17:50
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

José Augusto Mannis

Fliblio Ferreira de Souza

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo de acústica aplicada à música e instrumentos musicais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ASKILL, John, Physics of Musical Sounds, New York, NY: D. Van Nostrand Company, 1979.

BACKUS, John, The Acoustical Foundations of Music, New York: NY: W.W. Norton Company, 1969.

BENADE, Arthur H., Fundamentals of Musical Acoustics, Mineola, NY: Dover Publications, 1990.

BENADE, Arthur H., Horns, Strings and Harmony, Mineola, NY: Dover Publications, 1992.

BERANEK, Leo L.  Acoustics.  New York: Acoustical Society of America, 1993.  491p.

BERANEK, Leo L.  Concert and opera halls: how they sound.  New York: Acoustical Society of America, 1966.  643p.

BERANEK, Leo L.  Music, acoustics & architecture.  New York: John Wiley & Sons, Inc., 1962.  585p.

BERANEK, Leo L.&  Vér, István L.  Noise and vibration control engineering. New York: John Wiley & Sons,Inc., 1992.  804p.

BERG, R.E., STORK, D.G., The Physics of Sound, Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1995.

BLAUERT, Jens. Spatial hearing: the psychoacoustics of human sound localization. ed. rev. Cambridge (EUA): MIT Press, 1997. 494p.

BROOK, Rollins & UZZLE, Ted.  Rooms for speech, music and Cinema. In: BALLOU, Glen (Ed.)  Handbook for sound engineers: the new audio cyclopedia. Indianapolis (EUA): Howard W. Sams & Co., 1988. Cap.7 p.155-197

BROOK, Rollins & UZZLE, Ted. Acoustics of open plan rooms. In: BALLOU, Glen (Ed.) Handbook  for sound engineers : the new audio cyclopedia.  Indianapolis (EUA): Howard W. Sams & Co., 1988.  Cap.8 p.199-205

CAMPBELL, M., GREATED, C., The Musician´s Guide to Acoustics, New York, NY: Oxford University Press, 1987.

CHION, Michel. Guide des objets sonores: Pierre Schaeffer et la recherche musicale. Paris : Institut National de l’Audiovisuel & Ed. Buchet/Chastel, 1983. 186p. (Collection Musique: Bibliothèque de la Recherche Musicale)

CONDAMINES, Roland. Stéréophonie: cours de relief sonore théorique et appliqué. Paris : Masson, 1978. 301p.

COOPER, Jeff. Building a recording studio. 5a. ed. Los Angeles (EUA): Synergy group inc., 1996. 209p.

D’ANTONIO, Peter &  KONNERT, John H.  The acoustical properties of sound diffusing surfaces: the time, frequency and directivity energy response.  In: AES  CONVENTION, 79., 1985 New York. Proceedings... 18p. [2295 (B-6)] 

D’ANTONIO, Peter &  KONNERT, John H.  The reflection phase grating     diffusor: design theory and application. J. Audio Eng. Soc., vol.32, nº4, 1984 April. p.228-238

D’ANTONIO, Peter &  KONNERT, John H.  The Schroeder quadratic-residue diffusor: design theory and application.  In: AES  CONVENTION, 74.,1983, New York.  Proceedings...  26p.  [1999 (C-4)]

D’ANTONIO, Peter & KONNERT, John H.  The RPG reflection phase grating  acoustical diffusor: applications. In: AES  CONVENTION, 76., New York, 1984.  Proceedings...  8p.  [2156 (H-7)]

DAVIS, Don & DAVIS, Carolyn.  Sound system  engineering. 2.ed. Indianapolis (EUA): Howard W. Sams & Co., 1987. 665p.

DE MARCO, Conrado Silva.  Elementos de acústica arquitetônica.  São Paulo : Nobel, 1982. 129p.

DICKREITER, Michael. Tonmeister technology: recording environments, sound sources and microphone techniques. Tradução: Stephen F. Temmer. New York : Temmer enterprises, 1989. 141p.

EVEREST, F. Alton & SHEA, Mike. How build a small budget recording studio. 2a. ed. New York (EUA): TAB Books (division of McGraw-Hill), 1988. 295p.

EVEREST, F. Alton.  Accoustical design of audio rooms.  In: BALLOU, Glen (Ed.)  Handbook for sound engineers: the new audio cyclopedia. Indianapolis (EUA): Howard W. Sams & Co., 1988.  Cap.5 p.93-118

EVEREST, F. Alton.  Acoustics  of small rooms.  In: BALLOU, Glen (Ed.) Handbook for sound engineers: the new audio cyclopedia.  Indianapolis (EUA): Howard W. Sams & Co., 1988.  Cap.3 p.41-60

EVEREST, F. Alton.  Common factors in all audio rooms.  In: BALLOU, Glen (Ed.)   Handbook for sound engineers: the new audio cyclopedia. Indianapolis (EUA): Howard W.  Sams & Co., 1988.  Cap.4 p.61-92

EVEREST, F. Alton.  Psychoacoustics. In: BALLOU, Glen (Ed.)  Handbook for  sound engineers: the new audio cyclopedia.   Indianapolis (EUA): Howard W. Sams & Co., 1988.  Cap.2 p.23-40

EVEREST, F. Alton.  Recordins studios design. In: BALLOU, Glen (Ed.) Handbook for sound engineers: the new audio cyclopedia.  Indianapolis (EUA): Howard W.  Sams & Co., 1988.  Cap.6 p.119-154

EVEREST, F. Alton. Fundamentals of sound.  In: BALLOU,  Glen (Ed.) Handbook for sound engineers: the new audio cyclopedia. Indianapolis (EUA): Howard  W. Sams & Co., 1988.  Cap.1 p.3-22

EVEREST, F. Alton. Sound studio construction on a budget. New York (EUA): McGraw-Hill, 1997. 298p.

FLETCHER, N.H., ROSSING, T.D., The Physics of Musical Instruments, New York, NY: Springer-Verlag, 1998.

GERGES, Samir N. Y.  Ruido: fundamentos e controle. Florianópolis: S. N. Y. Gerges, 1992. 600p.

HELLER, Eric. J. Why You Hear What You Hear: An Experiential Approach to Sound, Music, and Psychoacoustics. New Jersey: by Princeton University Press, 2013.

HALL, Donald H., Musical Acoustics, Pacific Grove, CA: Brooks/Cole Publishing Co., 1990.

HAMMOND, S. B. & GEHMLICH, D. K.  Engenharia elétrica;  tradução de Ostend A. Cardim.  São Paulo : Mc Graw Hill do Brasil, 1975. 550p.

HENRIQUE, Luis L., Acústica Musical, Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

HONEGGER, Marc.  Science de la musique.  Paris : Bordas, 1976. 4v.

HOPKIN, Bart, Musical Instrument Design: Practical Information for Instrument Design. Tucson, AZ: See Sharp Press, 1996.

KINSLER, Lawrence E. &  FREY, Austin R.  Fundamentals of acoustics. 3.ed.  New York : John Wiley & Sons, 1982. 480p.

KNUDSEN, Vern O.&  HARRIS, Cyril M.  Acoustical design in architecture.   2.ed.  New Yok : Acoustical Society  of America, 1978. 408p.

LEEUWEN, F. J. van. (Nederlandse Radio-Unie, Hilversum) Amortissement des oscillations propres des petites salles par des resonateurs de Helmholtz. Revue de l’U.E.R. - Cahier A – Technique,  n.62, ago/1960. p.155-161.

LEIPP, Emile.  Acoustique et musique.  4.ed. rev.  Paris : Masson, 1984. 376p.

LEIPP, Emile.  La machine à écouter: essai de psycho-acoustique. Paris : Masson, 1977. 260p.

MANNIS, José Augusto. L’électroacoustique dans la musique d’aujourd’hui. Paris : 1987. 189p. Dissertação (Mestrado em Música) – Université de Paris VIII

MANNIS, José Augusto. Design de difusores sonoros a partir de processo serial: adequação acustica de pequenas salas a performance e audição musical. Campinas: 2008. 396p. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas.

 

MANNIS, J. A.; MATTOS, Tiago F. . Análise modal e representação musical aplicadas ao design de estúdios de produção fonográfica. In: Congresso de Engenharia de Audio da AES-Brasil, 14., 2016, São Paulo. Anais do Congresso de Engenharia de Audio da AES-Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade de Engenharia de Audio - AES-Brazil Section, 2016. v. 14. p. 102-113.

 

MANNIS, J. A.; MANZOLLI, J. ; MAIA JUNIOR, Adolfo . Modelo linear de downmix de surround 5.1 para sistemas estéreo 2.0. In: XXI Congresso da ANPPOM: Música, Complexidade, Diversidade e Multiplicidade: Reflexões e Aplicações Práticas, 2011, Uberlândia. Anais... Brasilia: Associação Nacional de Pesquisa e Pòs Graduação em Música - ANPPOM, 2011. v. 1. p. 1578-1586.

 

MANNIS, J. A.. Método geométrico para planejamento de refletores acústicos superiores. In: 11o Congresso de Engenharia de Áudio da AES-Brasil, 2013, São Paulo. Anais do 11º Congresso de Engenharia de Áudio da AES-Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade de Engenharia de Áudio, 2013. v. 1. p. 1-4.

 

MERCIER, Denis. Le livre des techniques du son. Paris : Ed. Fréquences, 1987. 2v.

MEYER, Jürgen. Akustik und musikalishe aufführungspraxis. Frankfurt: Verlag das musikinstrument, 1980. 259p.

MORSE, P.M. Vibration and sound.  2.ed.  New York : McGraw-Hill, 1948. 468p.

OLSON, Harry F.  Acoustical engineering.  New York : Dover Publ. Inc., 1967. 718p.

OLSON, Harry F.  Music, physics and engineering.  New York : D. Van Nostrand Company Ltd., 1957.  460p.

PRADO, L. Cintra do.  Acústica arquitetônica.  São Paulo: USP,  1962. 128p.

RAYLEIGH, J. W. S.  The theory of sound.  2.ed. rev. E  aum.  New York : Dover Publications, 1945. 2v.

RIGDEN, John S., Physics and the Sound of Music, New York, NY: John Wiley & Sons, 1984.

ROEDERER, Juan G., Introduction to the Physics and Psychophysics of Music, New York, NY: Springer-Verlag, 1975.BERANEK, Leo L.  Acoustic measurements. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1949.  914p.

SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. Paris : Seuil, 1966. 711.p

SCHROEDER, Manfred R. Progress in architectural acoustics and artificial reverberation: concert hall acoustics and number theory.  J. Audio Eng. Soc., vol.32, nº4, April 1984. p.194-198.

SEARS, Francis, ZEMANSKY, Mark W. & YOUNG, Hugh D. Física: mecânica dos fluidos, calor, movimento ondulatório.  2.ed.  Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1984. v.2.

WHITE, Harvey E.; WHITE, Donald H. Physics and music: The Science of Musical Sound. New York: Dover Publications, 2014.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar conhecimentos técnicos e científicos específicos a uma atividade musical de interesse do aluno.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação da Monografia realizada e entregue: conteudo, redação, clareza, organização, coerencia, pertinencia, normas bibliograficas.

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Definição de Campos de interesse da turma para aprofundamento 

  2. Seminario 1 e Definição dos Temas das monografias

  3. Seminario 2 - 3 - 4

  4. Sessões coletivas de apresentação de cada aluno sobre o andamento do seu trabalho

  5. Atendimentos

  6. Apresentação dos trabalhos concluídos dos alunos em curtos seminarios individuais com elaboração de apresentação audiovisual

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, discussões em sala de aula e seminários.

Observação (Plano de Aula)

RECURSOS OU MATERIAL DE APOIO: (materiais, condições, tipo de sala, equipamento, audio-visual, ...): Aulas e atendimentos por Comunicação por Internet.