Turma MU054 - Tópicos Especiais em Música I - Turma CM
MU054 CM
Tópicos Especiais em Música I
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
28/07/2020 17:55
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ADOLFO, Antonio. Composição: uma discussão sobre o processo criativo brasileiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1997.
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Ed. UNICAMP, 2000.
ALZOFON, David. Compose Yourself: Songwriting and Creative Musicianship in Four Easy Lessons. Riverside, Califórnia (EUA): David Alzofon, 2010.
BUARQUE, Chico. Canta Chico outra vez. Entrevista. In: Manchete, Número 1472. Ano 29. 05/07/1980.
CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
FREZE, Mike. 100 Tips For Successful Songwriting – Chord Progressions: A Guide and Manual For All Songwriters. E-Book. Anaconda, Montana (EUA): Mike Freze, 2015.
KACHULIS, Jimmy. The Songwriter’s Workshop: Harmony. Boston (EUA): Berklee Press, 2005.
MCGANN, Emma. The Songwriter's Handbook for Beginners: Motivational Methods. E-Book. Conventry (Reino Unido): Emma Mcgann, 2016.
PATTISON, Pat. Essential Guide to Rhyming: A Step-By-Step Guide to Better Rhyming for Poets and Lyricists. Boston, Massachusetts (EUA): Berklee Press, 2014.
PERRICONE, Jack. Great Songwriting Techniques. Cary, Carolina do Norte (EUA): Oxford University Press, 2017.
SEGRETO, Marcelo. A linguagem cancional do rap. Dissertação de mestrado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2015.
SEGRETO, Marcelo. A canção e a oralização: sílaba, palavra e frase. Tese de doutorado. São Paulo: FFLCH-USP, 2019.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Escuta, 1994.
TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: ensaios. São Paulo: AnnaBlume, 1997.
TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil São Paulo: Edusp, 2002.
TATIT, Luiz. “Abordagem do texto”, In: Introdução à linguística. José Luiz Fiorin (org.) São Paulo: Contexto, 2002b.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
TATIT, Luiz. “Gabrielizar a vida”. In: NESTROVSKI, Arthur. Três canções de Tom Jobim: Arthur Nestrovski, Lorenzo Mammì, Luiz Tatit. São Paulo: Cosac Naify, 2004 (p. 53-93).
TATIT, Luiz. Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007.
TATIT, Luiz & LOPES, I.C. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008. TATIT, Luiz. Semiótica à luz de Guimarães Rosa. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.
TATIT, Luiz. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2016.
WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Compreender a especificidade da linguagem cancional a partir dos estudos desenvolvidos pela semiótica da canção, bem como entender a presença de elementos ligados às suas linguagens adjacentes (música e poesia). Por meio da análise de obras do repertório brasileiro, identificar os principais procedimentos de composição utilizados pelos cancionistas, sobretudo os processos ligados à criação de melodia e letra. Praticar a composição de canção a partir de exercícios pontuais em sala de aula e de projetos individuais desenvolvidos pelos alunos durante o semestre letivo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1. Atividades em sala: exercícios de composição de canção, leituras, discussões, debates etc.
2. Trabalho final: entregar no final do semestre uma canção composta durante o período letivo que articule aspectos tratados durante o curso. O trabalho deverá ser entregue em formato MP3 (áudio da gravação da canção) e PDF (letra e comentários sobre a composição) com título, data, nome do aluno, da disciplina e dos professores até dia 07/07/2020 nos emails: cmachado@unicamp.br e contato@marcelosegreto.com.br
3. Presença: Cumprir 75% de presença nas aulas.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1: Apresentação do curso
AULA 2: A técnica do cancionista, o entendimento da canção como uma linguagem artística autônoma e a articulação entre musicalização e oralização
AULA 3: A semiótica da canção: a relação entre a melodia e a letra, a presença da fala e os três processos de compatibilização entre a música e o texto verbal
AULA 4: Oralização linear e não-linear: a acentuação lexical/silábica
AULA 5: Oralização linear e não-linear: o recorte da frase
AULA 6: Os dêiticos e a explicitação da circunstância enunciativa na canção
AULA 7: Os tonemas: a concentração de sentido nas terminações das frases melódicas
AULA 8: A adequação da letra ao padrão melódico
AULA 9: A elasticidade melódica: a letra que desestabiliza o padrão musical
AULA 10: A faixa entoativa e os diferentes graus de proximidade da melodia com a língua oral
AULA 11: A unidade entoativa: a identificação das diversas possibilidades de encaixe sugeridas pelas unidades melódicas
AULA 12: O mapeamento da letra
AULA 13: O mapeamento da música
AULA 14: A “letra monstro”: provisoriedade e permanência
AULA 15: Português padrão e português não padrão
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas; exercícios individuais e em grupos; audições críticas e seminários.