Turma MU057 - Tópicos Especiais em Música IV - Turma CM

Código / Turma

MU057 CM

Nome

Tópicos Especiais em Música IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
28/07/2020 18:00
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Cacá Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADOLFO, Antonio. Composição: uma discussão sobre o processo criativo brasileiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1997.

ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Ed. UNICAMP, 2000.

ALZOFON, David. Compose Yourself: Songwriting and Creative Musicianship in Four Easy Lessons. Riverside, Califórnia (EUA): David Alzofon, 2010.

BUARQUE, Chico. Canta Chico outra vez. Entrevista. In: Manchete, Número 1472. Ano 29. 05/07/1980.

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1974.

FREZE, Mike. 100 Tips For Successful Songwriting – Chord Progressions: A Guide and Manual For All Songwriters. E-Book. Anaconda, Montana (EUA): Mike Freze, 2015.

KACHULIS, Jimmy. The Songwriter’s Workshop: Harmony. Boston (EUA): Berklee Press, 2005.

MCGANN, Emma. The Songwriter's Handbook for Beginners: Motivational Methods. E-Book. Conventry (Reino Unido): Emma Mcgann, 2016.

PATTISON, Pat. Essential Guide to Rhyming: A Step-By-Step Guide to Better Rhyming for Poets and Lyricists. Boston, Massachusetts (EUA): Berklee Press, 2014.

PERRICONE, Jack. Great Songwriting Techniques. Cary, Carolina do Norte (EUA): Oxford University Press, 2017.

SEGRETO, Marcelo. A linguagem cancional do rap. Dissertação de mestrado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2015.

SEGRETO, Marcelo. A canção e a oralização: sílaba, palavra e frase. Tese de doutorado. São Paulo: FFLCH-USP, 2019.

TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Escuta, 1994.

TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: ensaios. São Paulo: AnnaBlume, 1997.

TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil São Paulo: Edusp, 2002. 

TATIT, Luiz. “Abordagem do texto”, In: Introdução à linguística. José Luiz Fiorin (org.) São Paulo: Contexto, 2002b.

TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.

TATIT, Luiz. “Gabrielizar a vida”. In: NESTROVSKI, Arthur. Três canções de Tom Jobim: Arthur Nestrovski, Lorenzo Mammì, Luiz Tatit. São Paulo: Cosac Naify, 2004 (p. 53-93).

TATIT, Luiz. Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007.

TATIT, Luiz & LOPES, I.C. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008. TATIT, Luiz. Semiótica à luz de Guimarães Rosa. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.

TATIT, Luiz. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2016.

 WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004. 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Compreender a especificidade da linguagem cancional a partir dos estudos desenvolvidos pela semiótica da canção, bem como entender a presença de elementos ligados às suas linguagens adjacentes (música e poesia). Por meio da análise de obras do repertório brasileiro, identificar os principais procedimentos de composição utilizados pelos cancionistas, sobretudo os processos ligados à criação de melodia e letra. Praticar a composição de canção a partir de exercícios pontuais em sala de aula e de projetos individuais desenvolvidos pelos alunos durante o semestre letivo.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

1. Atividades em sala: exercícios de composição de canção, leituras, discussões, debates etc.

2. Trabalho final: entregar no final do semestre uma canção composta durante o período letivo que articule aspectos tratados durante o curso. O trabalho deverá ser entregue em formato MP3 (áudio da gravação da canção) e PDF (letra e comentários sobre a composição) com título, data, nome do aluno, da disciplina e dos professores até dia 07/07/2020 nos emails: cmachado@unicamp.br e contato@marcelosegreto.com.br

3. Presença: Cumprir 75% de presença nas aulas. 

 

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 1: Apresentação do curso

AULA 2: A técnica do cancionista, o entendimento da canção como uma linguagem artística autônoma e a articulação entre musicalização e oralização

AULA 3: A semiótica da canção: a relação entre a melodia e a letra, a presença da fala e os três processos de compatibilização entre a música e o texto verbal

AULA 4: Oralização linear e não-linear: a acentuação lexical/silábica

AULA 5: Oralização linear e não-linear: o recorte da frase

AULA 6: Os dêiticos e a explicitação da circunstância enunciativa na canção

AULA 7: Os tonemas: a concentração de sentido nas terminações das frases melódicas

AULA 8: A adequação da letra ao padrão melódico

AULA 9: A elasticidade melódica: a letra que desestabiliza o padrão musical

AULA 10: A faixa entoativa e os diferentes graus de proximidade da melodia com a língua oral

AULA 11: A unidade entoativa: a identificação das diversas possibilidades de encaixe sugeridas pelas unidades melódicas

AULA 12: O mapeamento da letra

AULA 13: O mapeamento da música

AULA 14: A “letra monstro”: provisoriedade e permanência

AULA 15: Português padrão e português não padrão

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas; exercícios individuais e em grupos; audições críticas e seminários.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco