Turma MU205 - Estruturação Musical II - Turma A

Código / Turma

MU205 A

Nome

Estruturação Musical II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
28/07/2020 18:15
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo José de Siqueira Tiné

Ementa (Catálogo da DAC)

Revisão de teoria musical básica. Introdução aos princípios de escrita harmônica e contraponto.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

RAMIREZ, Marisa. Harmonia: uma abordagem prática. São Paulo: Ed. Marisa Ramires, Vol. 1, 2008.

______________ & FIGUEIREDO, Sérgio. Exercícios de Teoria Musical: Uma Abordagem Prática. São Paulo: Embraforma, 6a Ed., 2004.

SCHOENBERG, Arnold. Exercícios Preliminares de Contraponto. Trad. Eduardo Seincmann. São Paulo: Via Lettera, 2001. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar a vivência musical dos alunos, ampliando tanto a percepção quanto a compreensão da linguagem musical. Levar o aluno a se relacionar com uma peça de música de forma integrada, captando seus elementos estruturais. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Entrega de trabalhos sobre os tópicos abordados

Cronograma (Plano de Aula)

A escala menor melódica e bachiana; 

Tonalidade Menor (II) e neutralização do cromatismo a partir da escala menor melódica;

Harmonia a 4 vozes: princípios de dobramentos do baixo;

3o Princípio de contraponto à duas vozes: 3a espécie;

Tipos de figuração e análise melódica; 

Exercíos de cifragem harmônica e condução de vozes;

4o princípio de contrapondo a duas vozes: 4a espécie.

 

Metodologia (Plano de Aula)

Discussão e reflexão sobre os princípios tonais, modais e atonais a partir dos tópicos estruturais abordados. Exercícios iniciais de contraponto, harmonia e análise. Discussão em aula dos diversos processos criativos e os diferentes estilos musicais de cada época afim de perceber as diferenças dos elementos estruturais que compõem linguagem musical em diferentes épocas, estilos e gêneros.

Observação (Plano de Aula)

em branco