Turma MU234 - Etnomusicologia II - Turma A

Código / Turma

MU234 A

Nome

Etnomusicologia II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

As aulas serão on-line, pelo google-meet, junto com alunos da pós-graduação.

Atualizado em
28/07/2020 18:19
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Suzel Ana Reily

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das manifestações musicais em diferentes culturas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARAUJO, Samuel. “A violência como conceito na pesquisa musical: reflexões sobre uma experiência dialógica na Maré, Rio de Janeiro. Revista Transcultural da Música, 2006.

BERTHO, Renan Moretti. “Performance, significado e interação no musicar participativo/apresentacional de uma roda de choro”. Revista do IEB, n. 73, p. 83-99, 2019.  

GARCIA, Tania da Costa. Nova Canção: manifesto e manifestações latino-americanas no cenário político mundial dos anos 60”. In: Acta del VI Congresso de Música Popular – IASPM/AL. Buenos Aires, 2005.

GARLAND, Shannon. “Trocando ideias musicais: a sociabilidade da circulação na música carioca independente nos anos 1990”. Revista do IEB, n. 73, p. 47-63, 2019.  

GIESBRECHT, Érica. “Dança do ventre em São Paulo: cena, mercado e sustentabilidade em uma prática de dança local”. Revista do IEB, n. 73:142-68, 2019. ISSN 0020-3874

PIMENTEL, Hellem. “Do ensaio à apresentação: dimensões da performance musical de um coro institucional”. Revista do IEB, n. 73, p. 123-41, 2019. ISSN 2316-901X. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p123-141REILY, Suzel; HIKIJI, Rose; TONI, Flávia. “O musicar local – novas trilhas para a etnomusicologia”. Projeto Temático Fapesp 2016/05318-7.

REILY, Suzel Ana. A Experiência Barroca e a Memória Local na Semana Santa de Minas Gerais. Per Musi, 24: 43-53, 2011.

ROSA, Luciana F. “Etnografia da roda de choro do instituto Casa da Cidade”.  Revista Orfeu, v. 4 (1): 27-48, set 2019. ISSN 2525-5304. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404012019027/10493

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Criar oportunidades para se ouvir uma variedade de estilos musicais do mundo;
  • Proporcionar familiaridade com algumas técnicas de análise de sistemas musicais não-ocidentais;
  • Introduzir algumas teorias centrais da etnomusicologia;
  • Motivar reflexões e debate sobre impasses e perspectivas da disciplina no contexto contemporâneo.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Prova escrita (45%); trabalho de 1500 - 2000 palavras (45%); participação em aula e oficinas (10%).

Prova: Perguntas serão distribuídas na semana anterior

Tema do trabalho: A ser definido depois da prova.

Critérios de avaliação:

  • Número de palavras: seu ensaio deve ter entre 1500-2000 palavras, nem mais nem menos, incluindo a bibliografia. A proporção acima ou abaixo da contagem será automaticamente deduzida da nota;
  • Demonstração de leitura: um bom ensaio deve conter um mínimo de cinco citações acadêmicas – mas não há limite; demonstrar compreensão dos textos e habilidade de coloca-los em diálogo uns com os outros; quando possível, apresentar ideias próprias em argumentação com as leituras, mas cuidado com os ‘achismos’;
  • Citações: evitar citações de mais de 30 palavras; colocar as ideias dos autores nas suas próprias palavras, mas indique sua fonte. O plágio é uma ofensa acadêmica séria; se for identificado, o ensaio receberá a nota Zero.
  • Apresentação: organização geral do ensaio; ortografia; gramática; bibliografia e citações devem seguir as normas da ABNT (ou algum outro sistema reconhecido). Leia seu ensaio em voz alta antes de posta-lo no Google Classroom.

 

Cronograma (Plano de Aula)

  • Formação de um conceito contemporâneo de etnomusicologia;
  • Introdução de alguns universos musicais do mundo;
  • “World Music” e músicas tradicionais no mundo contemporâneo;
  • Reflexões sobre a relação entre música e localidade.

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas ocorrerão on-line, envolvendo aulas expositivas, discussão entre participantes, apresentações dos alunos.

Observação (Plano de Aula)

em branco