Turma MU265 - Orquestração II - Turma A

Código / Turma

MU265 A

Nome

Orquestração II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Utilizaremos também o ambiente WebEx para aulas síncronas e para compartilhar conteúdo audiovisual em tempo real.

Atualizado em
28/07/2020 18:24
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jônatas Manzolli

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo comparativo das formas de orquestração. Exercícios de orquestração para os diversos conjuntos orquestrais, banda e conjuntos originais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Em função do isolamento social, os textos trabalhados no curso serão vinculados a publicações on-line. Os conteúdos trabalhados na disciplina vinculam-se a exemplos on-line de orquestração. Será utilizado, principalmente, o formato vídeo-partitura disponível em mídia social, como YouTube. Utilizaremos também publicações digitais on-line com referências sobre Orquestração

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Capacitar e instrumentalizar os alunos com recursos básicos de Orquestração  (distribuição de vozes, combinações, acompanhamento, etc.) vinculados a aspectos técnicos  envolvidos na a) criação e desenvolvimento de projetos de orquestração, b) editoração e execução  de partitura e partes e c) organização do material para execução (auxílio à regência e assistência e interação com os intérpretes).

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será feita: a) a partir de um conjunto de exercícios realizados em casa pelos alunos e b) através do desenvolvimento e a finalização (em editoração eletrônica) dos projetos de orquestração.

Cronograma (Plano de Aula)

As aulas serão dadas de forma síncrona e semanal com a utilização de ferramentas on-line.

Aula1: Introdução

Aulas 2-3: Análise e Escuta do Equilíbrio e Sonoridade (naipes e partes da orquestra)

Aula 4: Dinâmica de Grupo on-line I

Aulas 5-6-7: Análise de Exemplos comentados de Orquestração

Aula 8: Dinâmica de Grupo on-line II

Aulas 9-10: Criação e Projeto de Orquestração

Aula 11: Dinâmica de Grupo on-line III

Aulas 12-13: Organização e Editoração do Projeto dos Alunos

Aulas 14-15: Apresentação dos Projetos de Orquestração dos alunos

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas serão expositivas on-line, intercalando o conteúdo programático com dinâmicas de grupo on-line e com material de apoio no Google ClassRoom. O conteúdo da disciplina será dado a partir da análise de processos de orquestração e exercícios específicos para as famílias de instrumentos em função das partes e naipes da orquestra: cordas, madeiras, metais. Ao final, o aluno desenvolverá e apresentará um projeto de orquestração próprio, utilizando ferramentas digitais de editoração.

Observação (Plano de Aula)

Eventualmente, a rede social WhatsApp será utilizada para agilizar e facilitar a comunicação com os alunos e agendar monitorias.