Turma MU419 - Pedagogia e Didática Musical IV - Turma A
MU419 A
Pedagogia e Didática Musical IV
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
28/07/2020 18:50
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicada à música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
NASSIF-SCHROEDER, S. C. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Leitura: teoria & Prática, Campinas, V.30, n.58, 2012, p. 77-85.
NASSIF-SCHROEDER, Silvia C. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 21, 44-52, mar. 2009.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ABEM). Disponível em www.abemeducacaomusical.org.br
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. SãoPaulo: Editora Moderna, 2003.
_________. Música, mente e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo geral:
Estudar os fundamentos teóricos da Educação Musical, de modo a permitir reflexões críticas sobre os conceitos que embasam as práticas docentes em música na educação básica, e, ao mesmo tempo, a elaboração de atividades práticas fundamentadas.
Objetivos específicos:
• Conhecer algumas premissas filosóficas, sociológicas e psicológicas da educação musical;
• Exercitar a capacidade de avaliação crítica em relação a propostas educativas com música;
• Criar e compartilhar planejamentos didáticos para diferentes faixas etárias e contextos educativos
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação será realizada a partir de:
1- Participação nas aulas – peso 1
2- Entrega de 3 atividades (individuais) – peso 3
3- Elaboração, apresentação e análise de aulas de música para diferentes contextos (em duplas) – peso 5
4- Comentário sobre uma das aulas apresentadas (individual) – peso 1
Cronograma (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
1- Educação musical e linguagem
2- Educação musical e desenvolvimento humano
3- A educação musical em diferentes contextos
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida em forma de aulas online expositivo-interativas, estudos individuais e em grupo.
Algumas aulas serão dedicadas à elaboração e análise crítica de atividades pedagógico-musicais.
Observação (Plano de Aula)
As aulas online serão gravadas e poderão ser assistidas posteriormente.
Algumas aulas online serão substituídas por atividades à distância.
O cronograma com as datas, leituras relativas a cada aula e demais atividades será fornecido na primeira aula da disciplina.