Turma MU419 - Pedagogia e Didática Musical IV - Turma A

Código / Turma

MU419 A

Nome

Pedagogia e Didática Musical IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
28/07/2020 18:50
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Cordeiro Nassif

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicada à música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

NASSIF-SCHROEDER, S. C. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Leitura: teoria & Prática, Campinas, V.30, n.58, 2012, p. 77-85.

NASSIF-SCHROEDER, Silvia C. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 21, 44-52, mar. 2009.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ABEM). Disponível em www.abemeducacaomusical.org.br

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. SãoPaulo: Editora Moderna, 2003.

_________. Música, mente e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo geral:

Estudar os fundamentos teóricos da Educação Musical, de modo a permitir reflexões críticas sobre os conceitos que embasam as práticas docentes em música na educação básica, e, ao mesmo tempo, a elaboração de atividades práticas fundamentadas.

Objetivos específicos:

• Conhecer algumas premissas filosóficas, sociológicas e psicológicas da educação musical;

• Exercitar a capacidade de avaliação crítica em relação a propostas educativas com música;

• Criar e compartilhar planejamentos didáticos para diferentes faixas etárias e contextos educativos

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será realizada a partir de:

1- Participação nas aulas – peso 1

2- Entrega de 3 atividades (individuais) – peso 3

3- Elaboração, apresentação e análise de aulas de música para diferentes contextos (em duplas) – peso 5

4- Comentário sobre uma das aulas apresentadas (individual) – peso 1

 

Cronograma (Plano de Aula)

Conteúdo programático:

1- Educação musical e linguagem

2- Educação musical e desenvolvimento humano

3- A educação musical em diferentes contextos

 

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida em forma de aulas online expositivo-interativas, estudos individuais e em grupo.

Algumas aulas serão dedicadas à elaboração e análise crítica de atividades pedagógico-musicais.

Observação (Plano de Aula)

As aulas online serão gravadas e poderão ser assistidas posteriormente.

Algumas aulas online serão substituídas por atividades à distância.

O cronograma com as datas, leituras relativas a cada aula e demais atividades será fornecido na primeira aula da disciplina.