Turma MU460 - História da Música II - Turma A

Código / Turma

MU460 A

Nome

História da Música II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

A disciplina será oferecida de forma remota, sem previsão de aulas presenciais.

 

 

 

 

 

Atualizado em
28/07/2020 18:56
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo sistematizado dos principais elementos teóricos, estéticos e filosóficos da história da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARNOLD, D. (ed.). The Oxford Companion of Music. Oxford: Oxford University Press, 1984

BUKOFZER, M. Music in the Baroque era. New York: W. W. Norton, 1947.

BURKHOLDER,P., GROUT, J. & PALISCA, C. A history of Western Music. New York : W.W.Norton, 2005. 7ª. ed.

CANDÉ, R. de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (2 vol.)

_______. Abertura para uma discoteca. São Paulo: Escuta, 2001.

COSTA, Ligiana. Cartas de Claudio Monteverdi. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

CROCKER, R. A History of Music. New York: McGraw-Hill, c. 1966.

FUBINI, Enrico. Estética da Música. Lisboa: Edições 70, 2008..

GROUT, D. & PALISCA, C. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001.

Harnoncourt, Nikolaus. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

_______. O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

KENDALL, Alan. The chronicle of classical music: An intimate Diary of the Lives and Music of the Great Composers. London: Thames & Hudson, 2006.

Kiefer, Bruno. História e Significado das Formas Musicais. Porto Alegre. Ed. Movimento

KOBBÉ. O livro completo da ópera. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

LANG, P. H. Music in Western Civilization. New York-London : W. W. Norton,1997.

LEUCHTER, Erwin. La história de la música como reflejo de la evolución cultural. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946.

MASSIN, J. & B. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.

MENUHIN, Y. & DAVIS, C. W. A Música do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Lisboa: Gradiva, 2007. 2 vol.

NEWMAN, William. The sonata in the baroque era. New York-London: W. W. Norton, 1972. 4a. ed.

ORREY, Leslie. Opera: a concise history. London: Thames and Hudson, 1987.

PAHLEN, K. História Universal da Música. São Paulo : Melhoramentos, 1963.

PALISCA, C. Baroque Music. New Jersey: Prentice-Hall, 1991. 3a. ed.

RAYNOR, Henry. História Social da Música da Idade Média à Beethoven. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.

ROSEN, c. The Classical Style. New York: W. W. Norton, 1972.

Sachs, Curt. The History of Musical Instruments . New York , W. W, Norton.

SADIE, Stanley (org). The New Grove Dictionary of music and musicians. Londres: Mac Millan Press.

SCHONBERG, Harold C. A vida dos grandes compositores. São Paulo: Novo século, 2010.

SEATON, Douglas. Ideas and Styles in the Westerm Music Tradition. New York: Oxford University Press, 2010. 3a. ed.

STEHMAN, J. História da Música Europeia: das origens até nossos dias. Lisboa: Bertrand, 1979.

STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. New York/London: W. W. Norton , 1938.

RUSHTON, JULIAN. Classical music: Thames and Hudson, 1986.

TRANCHEFORT, F.-R. Guia da Música Sinfônica. Nova Fronteira, 1991

ULRICH, H. & PISK, P. A history of Music and Musical Style. New York: Harcourt Brace Jovanovinch, c. 1963.

WEISS, Piero & Taruskin, Richard. Music in the Western World: a history in documents. New York: Schirmer Books, 1984.

 

 

 

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina MU 460, História da Música II, abordará o período que compreende desde a música entre os anos de 1600 a 1750. Trata-se de um longo período no qual a música foi aos poucos desenvolvendo importantes elementos como, por exemplo, tonalidade, harmonia e temperamento. Serão estudadas as diversas manifestações que ocorreram nesse período e não será dada ênfase às atividades que envolvam a retenção de datas e nomes, os quais que podem ser facilmente localizados na bibliografia indicada ou mesmo na Internet. Esses, embora sejam aspectos importantes dentro da história, serão analisados enquanto subsídios para o entendimento das mudanças que ocorreram na História da Música desse período. Dentro do curso será dada prioridade à audições críticas em todas as aulas.

 

 

 

 

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Testes, avaliações diversas e seminários.

 

 

 

 

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

Como o curso será online, o cronograma será apresentado aos alunos no início das atividades letivas.

 

 

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia será adaptada à situação de ensino remoto, com lives via Google Meet, aulas gravadas, testes, discussões e seminários apresentados pelos alunos. Como ferramenta de mediação docente/discente será utilizada a plataforma Google Classroom, que oferece uma boa interface para inserção de material didático, diálogo com os alunos, aplicação de exercícios, avaliações etc. Algumas aulas serão ao vivo, utilizando-se o Google Meet e haverá também apresentação de conteúdo em vídeo aulas, que devem resultar em discussões e trabalhos.

 

 

 

 

Observação (Plano de Aula)

Este curso será totalmente online e não estão previstas atividades presenciais.