Turma MU460 - História da Música II - Turma A
MU460 A
História da Música II
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
A disciplina será oferecida de forma remota, sem previsão de aulas presenciais.
28/07/2020 18:56
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo sistematizado dos principais elementos teóricos, estéticos e filosóficos da história da música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ARNOLD, D. (ed.). The Oxford Companion of Music. Oxford: Oxford University Press, 1984
BUKOFZER, M. Music in the Baroque era. New York: W. W. Norton, 1947.
BURKHOLDER,P., GROUT, J. & PALISCA, C. A history of Western Music. New York : W.W.Norton, 2005. 7ª. ed.
CANDÉ, R. de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (2 vol.)
_______. Abertura para uma discoteca. São Paulo: Escuta, 2001.
COSTA, Ligiana. Cartas de Claudio Monteverdi. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
CROCKER, R. A History of Music. New York: McGraw-Hill, c. 1966.
FUBINI, Enrico. Estética da Música. Lisboa: Edições 70, 2008..
GROUT, D. & PALISCA, C. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001.
Harnoncourt, Nikolaus. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
_______. O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
KENDALL, Alan. The chronicle of classical music: An intimate Diary of the Lives and Music of the Great Composers. London: Thames & Hudson, 2006.
Kiefer, Bruno. História e Significado das Formas Musicais. Porto Alegre. Ed. Movimento
KOBBÉ. O livro completo da ópera. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
LANG, P. H. Music in Western Civilization. New York-London : W. W. Norton,1997.
LEUCHTER, Erwin. La história de la música como reflejo de la evolución cultural. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946.
MASSIN, J. & B. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.
MENUHIN, Y. & DAVIS, C. W. A Música do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Lisboa: Gradiva, 2007. 2 vol.
NEWMAN, William. The sonata in the baroque era. New York-London: W. W. Norton, 1972. 4a. ed.
ORREY, Leslie. Opera: a concise history. London: Thames and Hudson, 1987.
PAHLEN, K. História Universal da Música. São Paulo : Melhoramentos, 1963.
PALISCA, C. Baroque Music. New Jersey: Prentice-Hall, 1991. 3a. ed.
RAYNOR, Henry. História Social da Música da Idade Média à Beethoven. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.
ROSEN, c. The Classical Style. New York: W. W. Norton, 1972.
Sachs, Curt. The History of Musical Instruments . New York , W. W, Norton.
SADIE, Stanley (org). The New Grove Dictionary of music and musicians. Londres: Mac Millan Press.
SCHONBERG, Harold C. A vida dos grandes compositores. São Paulo: Novo século, 2010.
SEATON, Douglas. Ideas and Styles in the Westerm Music Tradition. New York: Oxford University Press, 2010. 3a. ed.
STEHMAN, J. História da Música Europeia: das origens até nossos dias. Lisboa: Bertrand, 1979.
STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. New York/London: W. W. Norton , 1938.
RUSHTON, JULIAN. Classical music: Thames and Hudson, 1986.
TRANCHEFORT, F.-R. Guia da Música Sinfônica. Nova Fronteira, 1991
ULRICH, H. & PISK, P. A history of Music and Musical Style. New York: Harcourt Brace Jovanovinch, c. 1963.
WEISS, Piero & Taruskin, Richard. Music in the Western World: a history in documents. New York: Schirmer Books, 1984.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A disciplina MU 460, História da Música II, abordará o período que compreende desde a música entre os anos de 1600 a 1750. Trata-se de um longo período no qual a música foi aos poucos desenvolvendo importantes elementos como, por exemplo, tonalidade, harmonia e temperamento. Serão estudadas as diversas manifestações que ocorreram nesse período e não será dada ênfase às atividades que envolvam a retenção de datas e nomes, os quais que podem ser facilmente localizados na bibliografia indicada ou mesmo na Internet. Esses, embora sejam aspectos importantes dentro da história, serão analisados enquanto subsídios para o entendimento das mudanças que ocorreram na História da Música desse período. Dentro do curso será dada prioridade à audições críticas em todas as aulas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Testes, avaliações diversas e seminários.
Cronograma (Plano de Aula)
Como o curso será online, o cronograma será apresentado aos alunos no início das atividades letivas.
Metodologia (Plano de Aula)
A metodologia será adaptada à situação de ensino remoto, com lives via Google Meet, aulas gravadas, testes, discussões e seminários apresentados pelos alunos. Como ferramenta de mediação docente/discente será utilizada a plataforma Google Classroom, que oferece uma boa interface para inserção de material didático, diálogo com os alunos, aplicação de exercícios, avaliações etc. Algumas aulas serão ao vivo, utilizando-se o Google Meet e haverá também apresentação de conteúdo em vídeo aulas, que devem resultar em discussões e trabalhos.
Observação (Plano de Aula)
Este curso será totalmente online e não estão previstas atividades presenciais.