Turma MU612 - Dicção II - Turma A
MU612 A
Dicção II
Google Meet
Kelly Cristina Silva
28/07/2020 19:24
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo do alfabeto fonético internacional para o canto e sua utilização no aprendizado das regras de pronúncia de diversas línguas estrangeiras: Francês, Inglês e Espanhol.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ADAMS, David. A Handbook of diction for singers: Italian, German, French. New York: Oxford University Press, 1999.
CALDWELL, Robert, ed. Diction for singers: a concise reference for English, Italian, Latin, German, French and Spanish pronunciation. Dallas: Pst. Inc., 1990.
FURIANETTO, Maria Marta. Fonologia contrastiva francês-português. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 1975.
KAYAMA, Adriana; CASTRO, Luciana Monteiro de; HERR, Martha; RUBIM, Mirna; PEDROSA, Mônica; MATTOS, Wladimir. “Normas para pronúncia do português brasileiro no canto erudito”. OPUS; V. 13, No. 2, dezembro 2007. p.16-38.
MARSHALL, Madeleine. The Singer's manual of English diction. New York: Schirmer Books, 1953.
MORIARTY, John. Diction: Italian, Latin, French, German...the sounds and 81 exercises for singing them. Boston: E.C. Schirmer Music. Co., 1975.
MOULTON, William G. The Sounds of English and German. Chicago: The University of Chicago Press, 1968.
PULLUM, Geoffrey K. & LADUSAW, William. Phonetic symbol guide. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.
WALL, Joan. International Phonetic Alphabet for singers: A manual for English and foreign language diction. Dallas: Pst. Inc., 1989.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Dar ao cantor subsídios para que possa pronunciar corretamente textos cantados em diversas línguas estrangeiras e na língua nacional.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
em brancoCronograma (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aspectos fonéticos e de pronúncia do Francês, Alemão e Inglês.
Metodologia (Plano de Aula)
Transcrições fonéticas de textos poéticos nas diferentes línguas, de acordo com as regras de pronúncia de cada uma. Leituras de textos poéticos nas diferentes línguas, de acordo com as regras de pronúncia de cada uma. Interpretação de canções em diferentes idiomas.