Turma MU293 - Percepção Musical II - Turma B

Código / Turma

MU293 B

Nome

Percepção Musical II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
29/07/2020 10:58
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gilson Uehara Gimenes Antunes

Thaís Lima Nicodemo

Ementa (Catálogo da DAC)

Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU193.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BENWARD, Bruce & CARR, Maureen. Percepção Musical – leitura cantada à primeira vista. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2011.
BENWARD, Bruce & Kolosick, Thimothy. Percepção Musical – prática auditiva para músicos. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2009.
CANONS FROM FLANDERS. Disponível em http://pythagore.asso.free.fr/partitions/canonsdeflandres.pdf . - Acesso em: 28 jan. 2013.
Erzsebet, Leganyne H. Collection of Bach Examples. Hungary: Editio Music Budapest, 1971.
EYES AND EARS – An Anthology of Melodies for Sight-Singing. Dispoível em http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html - Acesso em: 28 de jan. 2013.
Molnar, Antal, Classical Canons. Hungary: Editio Music Budapest, 1955.

MUSICAL DICTATION: TONAL EAR TRAINGING. Disponível em: http://www.solfege.ccdmd.qc.ca - Acesso em: 28 jan. 2013.
PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.

Ronqui, Paulo A. – Harmonia - apostila do professor.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver a consciência musical, aliando conhecimento teórico com performance vocal de diversos elementos musicais, tais como intervalos, escalas, melodia, harmonia, relação entre melodia e harmonia, relação entre acordes, sonoridades, timbres, etc. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

O desempenho dos alunos será avaliado a partir de três atividades:

1) Solfejo melódico

2) Ditado melódico e harmônico

3) Composição de peça curta com o material musical trabalhado ao longo do semestre

Cronograma (Plano de Aula)

Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios de nível básico, supervisionadas pelo docente.
Conteúdo organizado em ordem gradual de complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:
1. Ditados melódicos
2. Solfejos tonais
3. Leitura à primeira vista
4. Exercicios de discriminação
5. Exercicios de memorização
6. Estudo dos intervalos
7. Exercicios harmônicos
Setembro - aulas de revisão do conteúdo do primeiro semestre (intervalos Maiores, menores, Justos, diminutos e aumentados), Escalas Maiores, tríades maiores e inversões, tétrades, Campo Harmônico Maior, Progressões I - V - I; I - IV - V - I; I - VI - II - V - I; II - V - I

Outubro - aulas sobre Escala menor harmônica, melodias e progressões de acordes

Novembro - aulas sobre Escala menor natural - melodias e progressões de acordes

Dezembro - aulas sobre Escala menor melódica - melodias e progressões de acordes

Janeiro - aulas sobre Campo Harmônico Menor e avaliações

 

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas de percepção musical tem natureza eminentemente prática. Semalmente será disponibilizado material específico sobre cada tema proposto com suporte teórico e exercicios em áudio e pdf, baseados na análise e performance vocal de acontecimentos musicalmente contextualizados e repertório variado, através do Googleclassroom. Uma vez por mês haverá uma aula síncrona em video-chamada pelo GoogleMeetings para que alunos possam esclarecer suas dúvidas. A aula será gravada e ficará disponível para os alunos que não puderem participar. 

Observação (Plano de Aula)

em branco