Turma CS039 - Oficina de Roteiro I - Turma A

Código / Turma

CS039 A

Nome

Oficina de Roteiro I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia

Ementa (Catálogo da DAC)

Oferecer noções teóricas, técnicas e artísticas que capacitem à elaboração de textos (argumentos, roteiros, estruturas dramáticas) para meios audiovisuais. Desenvolver a imaginação com disciplina técnica. Exercícios práticos. Desenvolvimento de projetos.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

 

 

O roteiro em debate: um pouco de história. Narrar em/por imagens. A economia do roteiro. O roteiro como uma especialização do gênero dramático. 

 

A decupagem. Introdução a linguagem cinematográfica/audiovisual: enquadramentos, angulos, movimentos de camera. Sequência > cena > plano. A cena enquanto unidade dramática. A unidade mínima: o plano.

Etapas do processo de roteirização: storyline>argumento>escaleta>roteiro. 

A formatação do roteiro (padrão americano master scenes): elementos do roteiro e suas funções. Normas e variações. O roteiro de duas colunas (padrão rádio-TV ou europeu). 

Roteiro para documentário. 

Roteiro para narrativas seriadas (séries audiovisuais).

Roteiro para videogames.

Problemas de roteiro.

Exercícios de criatividade.

 

 

 

 

 

 

 

 

- A cena dramática – diálogos e narrações em off

- O som na cena dramática 

- A sintaxe entre as cenas dramáticas e o tempo real

- Desenvolvimento das seqüências de ação

- Desenvolvimentos das seqüências de exposição e apresentação

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARGENTINI, Paul. Elements of Style for Screenwriters. Hollywood: ifilm, 1998.

BONITZER, Pascal; CARRIERE, Jean-Claude. Pratica do Roteiro Cinematografico. Sao Paulo: JSN, 1996, 3a ed. 

BORGES, Jorge Luiz. Esse Oficio do Verso, Cia das Letras 2004, Sao Paulo. 

BROWN, Fredric. “The Knock” (1948). 

_____. “The End” (1961). 

CAMPOS, Flavio de. Roteiro de Cinema e Televisão: A arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. 

CARRIÈRE, Jean-Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. 

CHION, Michel. O roteiro de cinema. Sao Paulo: Martins Fontes, 1989. 

COMPARATO, D. A arte e a técnica de escrever para cinema e televisão. 6 ed. Rio de Janeiro: Nordica, c1983. 

_____. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. 

ECO, Umberto. A estrutura ausente.Sao Paulo: Perspectiva, 2001.

EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steven. A Linguagem do Cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013. 

FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. 

FLUSSER, Vilém. A escrita: ha futuro para a escrita?. Sao Paulo: Annablume, 2010/2013. 

GUIMARAES, Roberto L. D. Primeiro traço: manual descomplicado de roteiro. Bahia: EDUFBA, 2009. 

IRELAND, I. A. “Final para um conto fantástico”, em Os Melhores Contos Fantasticos, organizado por Flavio Moreira da Costa, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

MACIEL, Luiz C. O poder do Climax. Rio de Janeiro: Record, 2003. 

MAMET, David. Sobre Direcao de Cinema. Rio de Janeiro: Civilizaçao Brasileira, 2010. 

MEADOWS, Eliane. Roteiro para TV, Cinema & Video. Rio de Janeiro: Quartet, 2003. 

MEHRING, Margaret. The Screenplay: A Blend of Film Form and Content. Bostoon: Focal Press, 1990. 

MONTERROSO, Augusto. “El Dinosaurio” (1959). 

_____. A Ovelha Negra e Outras Fabulas. Sao Paulo: Cosac Naify, 2014. 

MOSS, Hugo. Como Formatar o seu Roteiro: Um pequeno guia de Master Scenes. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002. 

PARENT-ALTIER, Dominique. O Argumento Cinematografico. Lisboa: Texto & Grafia, 2011. 

ROBINSON, Jeremy; MUNGOVAN, Tom. The Screenplay Workbook. New York: Watson-Guptill, 2003. RODRIGUES, Chris. O Cinema e a Produção. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. 

TREVISAN, Dalton. Ah, é? Rio de Janeiro: Record, 1994.

TROTTER, David. The Screenwriter's Bible. Beverly Hills: Silman James, 2010. 5a ed.

VOGLER, Christopher. The Writer's Journey: Mythic Structure for Writers. Studio City: Vogler, 3a ed.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introdução à teoria e prática do roteiro. Instrumentalizar os alunos em termos de técnicas de criação e formatação de roteiro para cinema e audiovisual.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Freqüência, participação e produção.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas teóricas e aulas práticas de elaboração de roteiro. Exibição de filmes e vídeos

Observação (Plano de Aula)

em branco