Turma CS500 - História do Cinema Brasileiro - Turma A

Código / Turma

CS500 A

Nome

História do Cinema Brasileiro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia

Ementa (Catálogo da DAC)

Proporcionar uma visão de conjunto da história da realização cinematográfica brasileira, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores. Refletir sobre as propostas estéticas, situando-as nos processos histórico, social e político. Discutir as relações entre o cinema e as ideias sobre cultura no Brasil. Estudo sobre a economia do cinema e as ideias sobre o processo de industrialização do cinema. As relações entre cinema, televisão, vídeo e novas mídias.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático resumido (variável de semestre a semestre): 1. A chegada do cinema no Brasil e os primeiros tempos. 2. O desenvolvimento dos primeiros filmes de ficção. 3. O fenônemo do Ciclos Regionais. 4. As principais idéias econômicas e estéticas do grupo de Cinearte e sua influência na história do cinema brasileiro. O cinema brasileiro e a vanguarda. 5. Sobre as chanchadas: o conceito, os sujeitos, os filmes e a influência. 6. Sobre a Vera Cruz: o contexto, o projeto, os filmes e os desdobramentos 7. O desenvolvimento das idéias sobre cinema independente. As influências do neo-realismo italiano no cinema brasileiro. 8. Os primeiros filmes do cinema moderno brasileiro. 9. O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte: as influências do cinema moderno mundial no cinema nacional e a questão dos problemas do subdesenvolvimento na narrativas cinematográficas. 10. O movimento do Cinema Novo: manifestos, conceitos, principais diretores e principais filmes 11. O cinema brasileiro após o golpe militar de 1964: a criação e atividade do INC, a Caravana Farkas, a censura. 12. O cinema marginal: conceito, filmes e diretores. 13.A Embrafilme e o cinema nos ano 1970. 14. O cinema da Boca do Lixo. O cinema nos anos 80. 15. O cinema da Retomada, o cinema dos anos 2000 e implicações relativas à criação da Ancine e da Globo Filmes.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AUTRAN, Arthur. Panorama da historiografia do cinema brasileiro. ALCEU - v.7 - n.14 - p. 17 a 30 - jan./jun. 2007, pp. 17-30.

_____. A noção de “ciclo regional” na historiografia do cinema brasileiro. ALCEU - v. 10 - n.20 - p. 116 a 125 - jan./jun. 2010, pp. 116-125. 

_____. “O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro: Ontem e Hoje”. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba-PR, 4 a 7 de setembro de 2009, pp. 1- 13, disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1643-1.pdf 

BERNARDET, Jean-Claude. Cinema Brasileiro: Propostas para uma história. 2a ed. São Paulo, Editora Paz e Terra, 1991. 

_____. Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro. São Paulo: Annablume, 1995. 

FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. Reedição ampliada. São Paulo : Limiar, 2000. 

GALVÃO, Maria Rita. Burguesia e cinema - O caso Vera Cruz. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1981. 

GALVÃO, Maria Rita; BERNARDET, Jean-Claude. O nacional e o popular na cultura brasileira. Cinema. São Paulo: Embrafilme/ Brasiliense, 1983.

RAMOS, Fernão (org.). História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Art Editora, 1987. 

ROCHA, Glauber. Revisão Crítica do Cinema Brasileiro. 2a ed. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

SALLES GOMES, Paulo Emílio. Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. 

______. Uma Situação Colonial? São Paulo: Cia. Das Letras, 2016. 

VIANY, Alex. Introdução ao Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro: Ministério da Educac̜ ão e Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1959. 

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993. 

_____. O Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introdução à história do cinema brasileiro e formação de repertório. Proporcionar um conhecimento panorâmico da história do cinema brasileiro, das origens à contemporaneidade. A disciplina levará em consideração os aspectos tecnológicos, industriais, estéticos e culturais que determinam o desenvolvimento do cinema. Para isso, serão trazidos para as discussões as idéias caras à compreensão da história do cinema, por meio da leitura e reflexão de textos e também, por meio do visionamento e da discussão dos filmes nos períodos destacados. Serão abordados elementos tais como a produção, a distribuição e a exibição, as determinações estéticas, o campo das influências, a dimensão autoral que passa a vigorar a partir da idéia de cinema moderno, o desenvolvimento institucional e as relações entre o cinema e as noções de cultura brasileira.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas discussões em sala de aula, sobre os filmes e os textos; apresentações/seminários como trabalhos finais.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Participação nas discussões em sala de aula, sobre os filmes e os textos; apresentações/seminários como trabalhos finais.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco