Turma AP110 - Modelagem I - Turma A
AP110 A
Modelagem I
Newton da Silva
10/11/2021 11:39
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Modelagem e Moldagem em materiais diversos. Aplicação de escala para o projeto artístico. Elaboração de modelos maquetes em materiais diversos. Apresentação e elaboração de seminários e pesquisas de campo referentes ao universo próprio da criação artística.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Aspectos conceituais da linguagem tridimensional: pesquisa na relação entre materiais, forma e processos na produção da obra.
Elementos investigativos da escultura e cerâmica: procedimentos tradicionais e procedimentos híbridos aliados a um olhar contemporâneo na compreensão espacial.
Abordagem da sintaxe visual tendo como base o desenho, a representação geométrica, a abstração e os contrastes formais.
1 - Conceito do Módulo e sub-módulo a partir de objetos temáticos, modulares (Gestalt) - corte e dobradura. Referência do processo em Amilcar de Castro
Criação de um módulo visual a partir de figuras geométricas.
Estudos de possibilidades construtivas por justaposição, sobreposição e intersecção
Experimentação, anamorfoses e noções de tensões através das formas irregulares
2- Luminoteca
Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (chapas de metal, plásticos, papéis, vidro, espelho, etc.)
Referência pedagógica:
Moholly Nagy, Bruno Munari e Abraão Palatinik
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Bibliografia Básica
- ARGAN, Carlo Giulio. El Arte Moderna. Tomo II Valência, Ed. Ando Torres, 1975.
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção. São Paulo, EDUSP, 1980.
- CHIARELLI, Tadeu. Amilcar de Castro: Corte e Dobra. São Paulo, CosacNaify,
2003.
- CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna; trad. Walter Dutra - São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1988.
- DONDES, D.A. La Sintaxis de la Imagen. Barcelona, Ed. Gustavo Gilli, 1976.
- KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.
- MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
- WONG, Wucius. Princípios da forma e desenho. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
Bibliografia Complementar
- BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço: In Os Pensadores. São Paulo. Abril Cultural, 1978-
DAVAL.
- FABRIS, Annateresa. Tridimensionalidade na arte brasileira. São Paulo: CosacNaify, 1997
- FERREIRA, Gloria e COTRIN Cecilia. Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro. Ed. Zahar,
2009.
- FOCILLON, Henri- Vida das Formas. Ed. Zahar, Rio de janeiro 1983.
- FUSCO, Renato de. Historia da Arte Contemporânea. Lisboa, Ed.Presença.1988.
- KRAUSS, Rosalind A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro, Revista Gávea, 1984.
- MATISSE, Henri. Escritos e Reflexões sobre Arte. Lisboa, Ulisséia-1972.
- MICHELI, Mario de. Las Vanguardas Artísticas del siglo XX. Madri. Ed. Alianza Forma, 1985.
- POMPIDOU, Centre George. Qu‘est-ce que c‘est la Sculpture Moderne. Paris. Ed. Centre
Pompidou, 1986.
- OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Rio de Janeiro, Vozes, 1984.
- READ, Herbert. Modern Sculpture – a concise history; Nova York, World of Art, 1998.
- TUCKER, William. A linguagem da escultura. São Paulo, CosacNaify, 1999.
- ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo, Cultrix, 1975
- WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
- WOLFE, Tom. Da Bauhaus ao nosso caos. Rio de Janeiro, Rocco, 1991.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver uma compreensão dos elementos espaciais via uma linha do tempo de obras do século XX.
Adquirir um olhar sensível para o entendimento das construções poéticas: o modelatto e os processos de fundição.
Abrir caminhos para uma pesquisa da modelagem e estimular a vivência com os materiais, suas qualidades expressivas e técnicas.
Pesquisar e construir objetos estruturais, formais e informais, utilizando conceitos, materiais e ferramentas adequadas.
Estimular a capacidade expressiva, técnica e formal da investigação tridimensional.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno será avaliado conforme as normas do regimento interno dando ênfase à assiduidade, reflexão participativa, adequação, sensibilidade e criatividade na resolução da pesquisa
tridimensional proposta.
Outros critérios são avaliados: qualidade dos trabalhos, desempenho nas aulas online, apresentação do seminário.
As propostas apresentadas serão verificados partir dos conteúdos desenvolvidos no semestre, (nota de 0,0 a 10,0).
Cronograma (Plano de Aula)
A abordagem conceitual da pesquisa explora de início o desenho, a composição, a representação geométrica e estrutural, com elementos da natureza, abstração e estudos de formas pertencentes às linguagens da escultura, arquitetura, cenografia e designer.
Módulo e sub-módulo
Objetos temáticos, modulares (Gestalt) - corte e dobradura- estudos diversos para pré-projeto, harmonia, dinâmica visual. Criação de um módulo visual a partir de figuras geométricas. Estudos de possibilidades construtivas por justaposição, sobreposição e intersecção. Trabalho em escala definitiva em diversos materiais: acrílico, papel, compensado, poliestireno, madeira balsa, chapa de zinco, cobre, latão e outros.
Formas Espaciais
Forma e expressão-Análise comparativa e compositiva 3D da representação do plano, da linha, da cor e da materialidade no espaço levando-se em consideração os atributos de contrastes, transparências, opacidades, proporção, escala, contornos, simetria, equilíbrio, associação e dissociação do fundo e figura e anamorfoses. Definição por uma unidade modular industrializada. Construção de uma forma visando a estrutura e qualidades expressivas do material. Ex.: textura, flexibilidade, rigidez, cor, opacidade, brilho etc.
Formas irregulares
Estudo de formas orgânicas e noções de tensões através das formas irregulares .
Luminoteca –Modularidade
Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (Chapas de metal, plásticos, papéis, policarbonato, acrílico, vidro, etc.) Referencia pedagógica: Moholli Nagy, Bruno Munari.
Metodologia (Plano de Aula)
Disciplina obrigatória de conteúdo reestruturado para ser ministrada de forma remota.
Aulas teóricas por vídeo conferência
Aulas expositivas com abordagem teórica sobre a questão do conceito de moldar, modelar, modelagem e fundição artística a partir de uma pequena amostragem das obras mais relevantes
para a historia da escultura e cerâmica.
Uso de recursos visuais de livros de arte, slides, desenhos, fotografias, filmes para a plataforma do meet.google no classroom com discussão e participação dos discentes
Indicação de download de livros, textos, reforçando a necessidade das consultas online à coleções/exposições em museus internacionais e nacionais.
Exercícios de construções tridimensionais: projeto e execução com assessoria via online
Acompanhamento dos exercícios desenvolvidos individualmente, trazendo discussões apoiadas em abordagens teóricas e sob a orientação do professor e um monitor PAD.
Realização de desenhos de observação a partir dos projetos construídos.
Seminário em grupo, dando subsídios às idéias propostas com a escolha de um artista