Turma AP398 - História da Arte III - Turma A
AP398 A
História da Arte III
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2021 11:39
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina acompanha e discute as transformações ocorridas na produção artística europeia, desde o surgimento do Neoclassicismo, seus desdobramentos na Academia, até o advento do Realismo no Século XIX. Leitura e análise críticas de textos pertinentes ao período. Desenvolvimento de Seminários.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Baumgarten, Alexander, Estética: a lógica da arte e do poema, Petrópolis: Vozes, 1993.
Bryson, Norman, Word and Image. French Painting of the Ancien Régime, Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1981.
Burke, Edmund, Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo. São Paulo: Papirus, 1993.
Crow, Thomas, Emulation. Making Artists for Revolutionary France, New Haven e Londres: Yale Univ. Press, 1995.
De Piles, Rogier, Cours de Peinture par Príncipes, Nîmes: Jacqueline Chambon, 1990.
Diderot, Denis, Ensaios sobre a Pintura, Campinas e São Paulo: Editora da Unicamp e Papirus, 1993.
Fried, Michael, Absorption and Theatricality, Chicago e Londres: Chicago Univ. Press, 1988.
Goethe, Johann Wolfgang, Ensaios sobre Arte, tradução Marco Aurélio Werle, São Paulo: Imprensa Oficial, 2005
_____, Viagem à Itália (1786-1788), tradução Sérgio Tellaroli, São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Honour, H. – Romanticism, N. York, Hagerstown, São Francisco, Londres, Icon Editions, Harper & Row, 1994
Irwin, D. – Neoclassicism, Londres, Phaidon, 1997
Kant, Immanuel, Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa: Imprensa Nacional e Casa da Moeda, s/d.
Lessing, Gotthold Ephraim, Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia, São Paulo: Iluminuras, 1998.
Levey, Michael, Rococó to Revolution. Major Trends in Eighteenth Century Painting, Londres: Thames and Hudson, 1995.
Mattos, Claudia Valladão, “Também eu na Arcádia”, in: Claudia Valladão de Mattos (org.) Goethe e Hackert. Quadros da Natureza na Europa e no Brasil, São Paulo: Ateliê, 2008.
Puttfarken, Thomas, Roger de Piles’ Theory of Art, New Haven and London: Yale Univ. Press, 1985.
Starobinski, Jean, 1789 Os Emblemas da Razão, São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
Winckelmann, Johann Joachim, Reflexão sobre a Imitação das obras gregas na pintura e na escultura, Porto Alegre: Movimento e URGS, 1975.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O curso oferecerá uma introdução à arte do século XVIII e início do XIX na Europa, capacitando o aluno a expor e descrever claramente as principais características referentes ao tema abordado, e assim poder apresentar suas reflexões baseadas nas discussões teóricas apresentadas em aula e na bibliografia recomendada.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação será individual.
Instrumentos avaliatórios - Video-seminário e monografia ao final do semestre
Conteúdo da avaliação: conteúdo discutido em aula, e previamente acordado com o aluno.
Critérios para avaliação
Será considerada a capacidade do aluno em expor e descrever claramente as principais características referentes ao tema abordado, apresentando suas reflexões baseadas nas discussões teóricas apresentadas em aula e na bibliografia recomendada.
Cronograma (Plano de Aula)
Apresentação do Curso
A arte do Antigo Regime. A arte na Inglaterra e França no século XVIII. As teorias sobre arte e a crítica de arte no século XVIII. Visões da Antiguidade no século XVIII. As academias e os museus. Neoclassicismo. Jacques Louis-David, a Revolução Francesa e o Império napoleônico. Goya e William Blake. Edmund Burke e o conceito de Sublime. Início do Romantismo: William Turner, John Constable e Caspar D. Friedrich. Ingres e Delacroix
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas virtuais fundamentadas nas leituras previamente indicadas.
Apresentação de imagens e conteúdos a partir dos recursos disponíveis online.