Turma AP599 - Atividades Artísticas - Culturais - Ensino V - Turma A
AP599 A
Atividades Artísticas - Culturais - Ensino V
Newton da Silva
10/11/2021 11:39
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Ampliação e enriquecimento da cultura em geral, bem como de experiências pontuais no circuito artístico vigente. Participação como organizador, assistente ou expositor em atividades artísticas, culturais, ensino e científicas, workshops orientados (produção cultural, cenografia, mostra individual e coletiva em instituições especializadas e afins; visitas monitoradas a ateliês, exposições e acervos; atividades de extensão como congressos e seminários em áreas de Artes Visuais, História da Arte, Arte e Ensino e afins). Critérios a serem definidos pela Comissão de Graduação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
As estratégias e instrumentos metodológicos incluirão lives, atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; vídeos gravados pelo celular e webinares promovidos pela disciplina realizados pelo Google Meeting; Acompanhamento da elaboração dos relatos sobre as atividades desenvolvidas via WhatsApp e email.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
1. Propiciar conhecimentos teórico-práticos da área das artes a partir de vivências extracurriculares dos cursos de graduação em artes;
2. Aprofundar experiências estéticas relacionadas às diversas tematizações e práticas inerentes ao campo artístico, cultural e do ensino de artes;
3. Oportunizar espaços para reflexões sobre a possibilidade de incluir iniciativas pessoais direcionadas à autoformação;
4. Refletir sobre as ações entre arte, cultura e ensino como instâncias autoimplicadas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas atividades da disciplina direcionadas à encontros síncronos;
Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;
Entrega de relatos de apreciação estética a partir das participações de eventos online.
Cronograma (Plano de Aula)
A formação, os conhecimentos da área de artes e as interfaces entre outras formas de conhecimento.
As variações socioculturais na multiplicidade de linguagens e discursos artístico-culturais e do ensino de artes.
Os domínios estéticos referentes à natureza, aos valores, à experiência e ao juízo artístico.
Metodologia (Plano de Aula)
Acompanhamento e supervisão relacionados às atividades teóricas e práticas desenvolvidas.
Leitura, devolutiva e orientação direcionadas à elaboração dos relatórios realizados.
Observação (Plano de Aula)
As estratégias e instrumentos metodológicos incluirão lives, atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; vídeos gravados pelo celular e webinares promovidos pela disciplina realizados pelo Google Meeting; Acompanhamento da elaboração dos relatos sobre as atividades desenvolvidas via WhatsApp e email.