Turma AR101 - Fundamentos Filosóficos da Arte Educação - Turma A
AR101 A
Fundamentos Filosóficos da Arte Educação
Newton da Silva
10/11/2021 11:39
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O processo do conhecimento humano: vivências e significações. O conhecimento inteligível e o saber sensível. Linguagem e conhecimento conceitual (inteligível). Os signos estéticos como simbolização do saber sensível. A dimensão educacional da arte. Atualização dos saberes pré-adquiridos sobre a temática da disciplina.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
● As várias abordagens para o ensino de arte e as concepções de educação e de arte implícitas
● A arte como conhecimento
● Arte, cultura e educação
● Arte-educação, significação e criação
● A educação estética
● Funções da arte na educação: essencialistas x contextualistas
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ANDRADE, Erika Natasha Fernandes; CUNHA, Marcus Vinícius. A contribuição de John Dewey ao ensino da arte no Brasil. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 2, July-December 2016, pp. 301- 319.
BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p.42-55.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DEWEY, John. A criatura viva. In: DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 59-84.
EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005, p.173- 188.
FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes-construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2001.
MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea. Pro-Posições, Vol. 9 N° 2 (26) Junho de 1998, p. 70-78.
PENNA, Maura. Ensino de arte: um momento de transição. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n.3 [30], p.57-66, 1999.
PORCHER, Louis. Educação artística-luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1973.
RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e Interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae.Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003. VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. Cap. 1 e 2 (p. 11-42)
STRAZZACAPPA, M.; NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. A construção do conhecimento em Arte. In: OLIVEIRA Jr., W.M.; BITTENCOURT, A.B. Estudo, pensamento e criação. Campinas: Graf. FE, p. 75-82, 2005.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
● Apresentar a arte como uma forma específica de conhecimento;
● Levar os alunos a refletirem a respeito da importância da arte na formação do indivíduo;
● Discutir sobre as diferentes visões a respeito do papel da arte dentro da sociedade;
● Problematizar a arte na educação básica;
● Promover a reflexão no licenciando sobre seu papel dentro do processo de democratização do ensino de arte
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Os alunos serão avaliados a partir de :
● leitura de textos, participação nos debates e propostas de aula;
● apresentação de seminário;
● trabalho escrito individual;
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
A disciplina será desenvolvida em forma de aulas expositivas e interativas, com a utilização de recursos multimídia.