Turma MP170 - Tópicos Especiais em Música I - Turma SN
MP170 SN
Tópicos Especiais em Música I
Newton da Silva
10/11/2021 11:39
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Ritmos do boi e carimbo, focalizando:
- Elementos musicais e extramusicais que perfazem esses gêneros
-Transcrições e adaptações desses gêneros
Bibliografia (Catálogo da DAC)
A ser disponibilizada posteriormente.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Proposta de curso de prática de música popular voltado para alunos de graduação em música, com foco em repertório de música brasileira que visa propiciar um contato prático/reflexivo com alguns dos variados gêneros de música popular presentes nas cinco regiões do Brasil. São eles: Norte: boi e carimbó; Nordeste: frevo, baião e maracatu; Sul: chamamé e milonga; Sudeste: samba, jongo; Centro Oeste: rasqueado, siriri e cururu.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação será processual e levará em conta a participação em cada aula. Será realizado, ao final do semestre, um recital.
Cronograma (Plano de Aula)
O programa será disponibilizado na ocasião do oferecimento da disciplina.
Metodologia (Plano de Aula)
Serão trabalhadas neste semestre a interpretação e improvisação a partir do boi e carimbó, através da confecção de arranjos elaborados considerando as possibilidades técnicas de cada aluno.
Para se pensar as especificidades que compõe os gêneros musicais a serem trabalhados, serão realizadas aproximações com a teoria enunciativa discursiva proposta por autores de círculo de Bakhtin.
Propõe-se também utilizar a perspectiva da psicologia histórico cultural de Vigotski, seus colaboradores e continuadores, como base para a elaboração de estratégias pedagógicas para o ensino e aprendizagem de práticas de repertórios de gêneros de música popular brasileira.
Observação (Plano de Aula)
Essa disciplina está sendo oferecida como parte de um projeto de doutorado e será ministrada na sua integralidade pelo doutorando Klesley Bueno Brandão. Estão previstos 4 semestres sequenciais, sendo que cada semestre abordará alguns gêneros musicais específicos.