Turma MP741 - Canto na Música Popular VII - Turma A

Código / Turma

MP741 A

Nome

Canto na Música Popular VII

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Caso haja condições sanitárias, a disciplina será oferecida presencialmente.

Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Regina Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo progressivo e sistemático da canção popular produzida nos países da América Latina, com enfoque especial para Argentina, Chile, Cuba, Peru e México.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Escuta das vozes da canção latinoamericana, com foco nas obras de alguns artistas da Argentina, Chile, Peru, Colombia, Mexico, Cuba - sua diversidade musical e as relações com a música brasileira.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Acosta, Leonardo. Outra Vision de la musica popular cubana. Ediciones Museo de La Música. 2014. Cuba.

Canclini, Nestor G. Culturas Híbridas. EDUSP. São Paulo, 2008. 4ª edição.

Cesarotto, Oscar A. Tango Malandro. Iluminuras. São Paulo, 2003.

Galeano, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Editora Paz e Terra. São Paulo, 2008. 48ª edição.

KNIGHTS, Vanessa. Tears and Screams: Performances of Pleasure and Pain in the Bolero. In: WHITELEY, Sheila; RYCENGA, Jennifer. Queering the Popular Pitch. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2006.  --

LIRA-HERNÁNDEZ, Alberto. El corrido mexicano: un fenómeno histórico-social y literario. Contribuiciones desde Coatepec, nº 24. p.29-43. Enero-Junio, 2013. Universidad Autónoma del Estado de México. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/281/28126456004.pdf >  -- Um artigo sobre a importância histórica-social dos corridos mexicanos. 

MAIA, Leandro. Os Campos Neutrais de Vitor Ramil: uma POEtica do Frio entre Nuvens, Borges e Bourdieu. XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Pelotas – 2019

https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/viewFile/5718/2372   

Parra, Violeta. Décimas – Autobiografia en verso. Editorial Sudamericana. 2012. Chile

Sosa, Marcos M – “Alcances da música popular no Prata – A milonga solta no tempo” in O alcance da canção  - estudos sobre música popular. (pag 30 a 58) Org. Luis Augusto Fischer e Carlos Augusto Bonifácio Leite. Arquipélago editorial, 2016

Xavier, Demetrio – “Atahualpa Yupanqui – silêncio, caminho, guitarra e outros nomes”. in O alcance da canção  - estudos sobre música popular. (pag.96 a 103) Org. Luis Augusto Fischer e Carlos Augusto Bonifácio Leite. Arquipélago editorial, 2016 VELASCO, Fabiola. La Nueva Canción Latinoamericana: notas sobre su origen y definición. Repertorio Americano. Presente y Pasado, Revista de Historia. nº 23. Enero- Junio 2007. Disponível em:

https://biblat.unam.mx/hevila/Presenteypasado/2007/vol12/no23/9.pdf

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Possibilitar o contato com o universo da música latino-americana, com a finalidade de compreender a diversidade dessa canção, os gêneros foclóricos e de raiz foclórica,  o comportamento vocal e os elos estabelecidos com a canção popular brasileira.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação contínua, considerando a frequência, pontualidade, participação em aula e realização dos trabalhos propostos.

Escrita de um artigo com recorte específico sobre um artista e sua obra. (Para conhecer artigos científicos na área musical, consulte, por exemplo a Revista Opus disponivel online). ENTREGA DO ARTIGO NA PRIMEIRA SEMANA DE JUNHO de 2022.

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 1 (Argentina)

Generos focloricos e os elos com o “nuevo cancioneiro”.

AULA 2                                                                                 

Mercedes Sosa – o simbolismo político na expressão de uma voz

Aula 3                                                           

Liliana Herrero – o que uma voz expressa para além das palavras

AULA 4                                                                                             

Margarita Palacios

Disco – Una vida para el canto

Atahualpa Yupanqui

AULA 5                                                                                 

De Carlos Gardel à Adriana Varela – o tango

AULA 6 (Mexico)

As rancheiras

AULA 7 

Lila Downs                                                                            

AULA 8                                  

Chavela Vargas

AULA 9 (Peru)

A música negra Peruana

Indicação para que vejam o documentário “Sigo siendo”                                      

AULA 10  (Chile)

- indicação para que assistam “Violeta foi para o céu” - longametragem que trata da vida de Violeta Parra

Violeta Parra – a busca da tradição e a criação

Aula 11                                                         

Victor Jara

Quillapayun

AULA 12 (Colombia)

Lucia Pulido

AULA 13 Colombia

Shakira

Totó La Momposina

AULA 14 (Cuba)

Celia Cruz

Compay Segundo

Omara Portuondo

 

Metodologia (Plano de Aula)

A partir da escuta de fonogramas e das leituras realizadas, desenvolver competência analítica para compreender o comportamento vocal e autoral dentro da canção popular dos países estudados, bem como as ligações estabelecidas com a música popular brasileira.

Observação (Plano de Aula)

O cronograma pode sofrer eventuais alterações caso a docente julgue necessário e em benefício do processo de aprendizado dos conteúdos apresentados.