Turma MU140 - Instrumentação I - Turma A

Código / Turma

MU140 A

Nome

Instrumentação I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

 

 

Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jônatas Manzolli

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo de instrumentação: instrumentos de percussão e de cordas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BARTOLOZZI, Bruno. New Sounds for Woodwind. Oxford university press. London: [s.n.], 1967. 

CARSE, Adam. The History of Orchestration. New edition edition. New York: Dover Publications, 2012. ISBN 978-0-486-21258-6. 

COERNE, Louis Adolphe. The Evolution of Modern Orchestration. [S.l.]: The Macmillan Company, 1908. 

HENRIQUE, Luís. Instrumentos musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999. ISBN 972-31-0637-X 978-972-31-0637-4. 

MILLER, R. J. Contemporary Orchestration: A Practical Guide to Instruments, Ensembles, and Musicians. New York, NY ; Abingdon, Oxon: Routledge, 2014. ISBN 978-0-415-74191-0. 

PISTON, Walter. Orchestration. London: Victor Gollancz, 1969. ISBN 0-575-00361-8 978-0-575-00361-3. 

SEVSAY, Ertugrul. The Cambridge Guide to Orchestration. New York: Cambridge University Press, 2013. ISBN 978-1-107-02516-5. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas: 

• conheçam as características gerais dos instrumentos de cordas friccionadas, madeiras e percussão compreendendo suas especificidades sonoras, gestuais e organológicas na escrita individualizada e em grupos de câmara; 

• saibam utilizar seu conhecimento teórico na composição de obras camerísticas relacionadas aos três módulos da disciplina. 

• tenham uma formação ao mesmo tempo analítica e prática/criativa relacionada à escrita para os instrumentos em questão. 

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Será realizada a partir de exercícios de fixação nos três módulos da disciplina (30% da nota final) e 01 trabalho voltado à escrita camerística para uma das seguintes formações: a) quarteto de cordas, b) quinteto de sopros, c) quarteto de madeiras e percussão ou d) formação livre com pelo menos 1 instrumentos de cada módulo estudado (70% da nota final).

 

Cronograma (Plano de Aula)

  1. Aulas dadas em 3 módulos por grupo instrumental: 

1) Madeiras

2) Percussão 

3) Cordas

  1. Cada módulo contém três aspectos: 

1) Elementos gerais da Escrita para o grupo instrumental

2) oficina(s) com instrumentista(s)

3) Análise e Processo de escrita com proposta de exercício de fixação.

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será conduzida a partir das seguintes atividades: 

a) aulas expositivas apresentando as especificidades acústica, técnicas e de escrita dos instrumentos elencados nos três módulos da disciplina. 

b) prática de escritura e criação baseada na escrita para determinados instrumentos a partir de exercícios de fixação; 

c) seminários/workshops com instrumentistas voltados a expor especificidades dos instrumentos musicais e do repertório e a comentar exercícios de escrita feitos pelos/as alunos/as

d) Escuta de Repertório: Em função da pandemia será fornecido aos alunos uma lista para escuta crítica com exemplos musicais disponíveis no YouTube.

 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco