Turma MU165 - Orquestração I - Turma A

Código / Turma

MU165 A

Nome

Orquestração I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Luiz Henrique Xavier

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo comparativo das formas de orquestração. Os diversos conjuntos orquestrais. Transcrições.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Redução de partituras orquestrais para piano  

Orquestração de peças de piano  

Orquestração para cordas  

Orquestração para cordas e sopros  

Orquestração para orquestra completa

Bibliografia (Catálogo da DAC)

- Adler, Samuel. The Study of Orchestration. W.W. Norton & Co. New York, 1989.  - Piston, Walter. Orchestration. W.W. Norton & Co. New York, 1955.  

- Rasmussen, Karl Aage and Laursen, Lasse, The Idiomatic Orchestra. theidiomaticorchestra.net

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver a escrita orquestral  

Desenvolver a percepção dos timbres e suas combinações  

Desenvolver a relação entre orquestração e forma musical  

Aprender a preparar a edição de uma partitura

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Presença e participação  

Exercicios de orquestração  

Análises  

Projeto de orquestração do semestre

 

Cronograma (Plano de Aula)

Redução de partituras orquestrais para piano  

Orquestração de peças de piano  

Orquestração para cordas  

Orquestração para cordas e sopros  

Orquestração para orquestra completa

 

Metodologia (Plano de Aula)

Análise e discussão em classe do trabalho prático de escrita realizado pelos alunos.  Análise e discussão de exemplos do repertório orquestral. 

Leitura e discussão de textos sobre orquestração.

Observação (Plano de Aula)

em branco