Turma MU393 - Percepção Musical III - Turma A

Código / Turma

MU393 A

Nome

Percepção Musical III

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gilson Uehara Gimenes Antunes

Thaís Lima Nicodemo

Ementa (Catálogo da DAC)

Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU293.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios de nível básico, supervisionadas pelo docente. Conteúdo organizado em ordem gradual de complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:

1.    Ditados melódicos

2.    Solfejos tonais

3.    Leitura à primeira vista

4.    Exercicios de discriminação

5.    Exercicios de memorização

6.    Estudo dos intervalos

7.    Exercicios harmônicos

8.    “Audiação”

9.     Reconhecimento de timbres (de instrumentos e de sons diversos)

10.   Reconhecimento de pulsações rítmicas

Bibliografia (Catálogo da DAC)

A BENWARD, Bruce & CARR, Maureen. Percepção Musical – leitura cantada à primeira vista. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2011.

BENWARD, Bruce & Kolosick, Thimothy. Percepção Musical – prática auditiva para músicos. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2009.

CANONS FROM FLANDERS. Disponível em http://pythagore.asso.free.fr/partitions/canonsdeflandres.pdf. - Acesso em: 28 jan. 2013.

Erzsebet, Leganyne H. Collection of Bach Examples. Hungary: Editio Music Budapest, 1971.

EYES AND EARS – An Anthology of Melodies for Sight-Singing. Dispoível em http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html - Acesso em: 28 de jan. 2013.

Molnar, Antal, Classical Canons. Hungary: Editio Music Budapest, 1955.

MUSICAL DICTATION: TONAL EAR TRAINGING. Disponível em: http://www.solfege.ccdmd.qc.ca - Acesso em: 28 jan. 2013.

PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.

Ronqui, Paulo A. – Harmonia - apostila do professor.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver o pensamento musical e a capacidade auditiva formal.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Serão ao todo 10 Avaliações semanais, sendo que os próprios alunos irão construir suas médias finais através da somatória dessas notas.

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MARÇO: 04,11,18 (avaliação), 25 (avaliação)

ABRIL: 01 (avaliação), 08 (avaliação), 29 (avaliação)

MAIO: 06 (avaliação), 13 (avaliação), 20 (avaliação do CURSO), 27 (avaliação)

JUNHO: 03 (avaliação), 10 (avaliação), 24 (Exame Final)

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas de percepção musical tem natureza eminentemente prática. Exercicios do conteúdo programático são analisados e resolvidos em sala de aula.

Observação (Plano de Aula)

em branco