Turma AD136 - Dança do Brasil I: corpo e contexto - Turma A

Código / Turma

AD136 A

Nome

Dança do Brasil I: corpo e contexto

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

As aulas no próximo ano serão presenciais ou ministradas no formato híbrido.

Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paula Caruso Teixeira

Ementa (Catálogo da DAC)

Iniciação ao estudo prático-teórico do corpo inserido em contextos específicos que dão origem às manifestações tradicionais populares brasileiras, considerando suas dinâmicas de movimento e suas implicações socio-político-econômicas. Investigação de manifestações culturais que envolvem a história pessoal do aluno. Reflexão sobre as relações do corpo e seus contextos a partir dessa pesquisa individualizada e ampliando para outros cenários.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo Programático

Os vários "Brasis", os corpos em diferentes contextos, dos caminhos e terreiros, dos embates e festividades, do sagrado e profano e das suas relações. As tensões sociais e políticas que se presentificam nesses corpos.

 

Estrutura Física e Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)

Dinâmicas de movimento provindas de manifestações populares brasileiras:

 

- O corpo repleto de sentidos;

- As imagens e paisagens;

- Os desdobramentos coreográficos;

- As sonoridades.

 

Pesquisa das próprias referências sócio-culturais;

Elaboração de um inventário pessoal a partir do eixo Inventário no Corpo do método BPI

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia Básica:

MELCHERT, A.C.L. A descoberta da cultura velada e dos gestos vitais: um

aprofundamento no eixo Inventário no Corpo do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-

Intérprete). Campinas, SP: [s.n.], 2010. (Tese, Doutorado em Artes). Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284979

MEYER, M. Caminhos do imaginário no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2001.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Rio de janeiro:

Ed. Global, 2015.

RODRIGUES, G. E. F., Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio

de Janeiro: Funarte, 2005.

RODRIGUES, G. E. F., O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o

desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de

bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas: [s.n],

2003. (Tese, Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de

Campinas, Campinas, 2003. Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284769

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Refletir sobre as relações do corpo com as culturas e os contextos sócio-políticos-econômicos, considerando as diversidades étnicas e culturais brasileiras.

 

Introduzir o aluno no universo das manifestações tradicionais populares brasileiras, enfocando: Percepções e sentidos; Matrizes de movimento; Paisagens e imagens.

 

Propiciar que cada aluno identifique suas relações pessoais com este universo, através de uma investigação da história pessoal e através do contato, nas vivências práticas, com as movimentações, sentidos, simbolismos e registros sonoros provindos deste universo.

 

Refletir sobre o "ser brasileiro" e o fazer artístico da dança a partir do olhar para si mesmo e para

as realidades circundantes.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Freqüência;

- Participação em aula;

- Realização das atividades propostas;

- Compreensão dos conteúdos estudados;

- Trabalho final.

 

Cronograma (Plano de Aula)

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas práticas e teóricas. Pesquisas corporais individuais. Projeções de vídeos. O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.

Observação (Plano de Aula)

em branco