Turma AD137 - Dança do Brasil III: desierarquização de saberes - Turma A

Código / Turma

AD137 A

Nome

Dança do Brasil III: desierarquização de saberes

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Larissa Sato Turtelli

Ementa (Catálogo da DAC)

A partir de um tema específico proposto sobre realidades míticas, da percepção de rituais populares religiosos de povos brasileiros, desenvolver de forma criativa, interdisciplinar o trabalho de expressividade do intérprete na Dança do Brasil. Refletir sobre as relações entre culturas, considerando-se as zonas fronteiriças. Discutir questões como etnocentrismo, colonialismo, dominação cultural e relações de poder, no que se refere aos conhecimentos e pontos de vista construídos sócio culturalmente e à repercussão dessas dinâmicas no corpo.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • A Estrutura Física e Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete.
  • O movimento interno: sensações e imagens
  • A partir de uma manifestação cultural popular brasileira específica estudar:

- Mitos, ritos e simbolismos

- Estruturas específicas

- Matrizes de movimento

- Estrutura coreográfica: as possibilidades de leitura

- Paisagens e cenários

- Manipulação de objetos

  • Trabalho criativo a partir do tema em foco
  • Relações entre culturas:

   - Etnocentrismo e preconceito

   - Apropriação cultural

   - Reconsideração de pontos de vista consolidados sócio culturalmente 

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia Básica:

 

CARVALHO, J. J. ‘Espetacularização’ e ‘canibalização’ das culturas populares na América Latina. Revista Anthropológicas. Ano 14, vol.21 (1): 39-76 (2010). Disponível em:

http://www.revista.ufpe.br/revistaanthropologicas/index.php/revista/article/view/189

 

ROCHA, E.P.G. O que é etnocentrismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. Disponível em:

http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/O%20que%20e%20Etnocentrismo%20-%20Everardo%20P%20Guimaraes%20Rocha.pdf

 

RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284769/1/Rodrigues_Graziela_D.pdf

 

RODRIGUES, G., Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Lauro de Freitas, BA: Solisluna, 2018.

 

VILAS, P. C. Vozes entre Festas: vocalidades entre o trabalho de campo e a produção vocal em cena. Salvador, BA: [s.n.], 2007. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade Federal da Bahia (UFBA), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=185618

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver um trabalho de expressividade do intérprete a partir da vivência e do estudo de aspectos de uma manifestação cultural popular brasileira específica. Aflorar no corpo do intérprete em movimento conteúdos sensíveis relativos aos aspectos míticos e simbólicos dessa manifestação. Trabalhar o corpo do intérprete com a densidade que confere o tema. Alcançar qualidade e refinamento do movimento. Refletir sobre as relações de poder existentes entre culturas, como a apropriação cultural, o colonialismo e o etnocentrismo, a partir do ofício da dança. 

 

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Frequência (mínimo de 75%)

- Participação em aula;

- Realização das atividades propostas;

- Compreensão dos conteúdos estudados;

- Entrega dos trabalhos teóricos e apresentação dos trabalhos práticos.

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

- Aulas práticas e teóricas

- Trabalhos individuais e em grupos

- Apresentações de pesquisas

- Projeções de vídeos

- O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo

 

Observação (Plano de Aula)

em branco