Turma AP762 - Estágio Pedagógico I - Turma A

Código / Turma

AP762 A

Nome

Estágio Pedagógico I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2021 11:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Selma Machado Simão

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional principalmente voltados para a Educação infantil. Estudo do sistema educacional brasileiro e suas diretrizes curriculares. Elaboração de Relatórios e Projetos pertinentes a este campo.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Apresentação do curso, professor e alunos

Pensamento Decolonial

Os 7 saberes necessários à Educação do futuro

Reflexões sobre os saberes necessários à Educação Planetária

Pesquisa sobre experiências interdisciplinares bem sucedidas

Planejamento de aula

Cultura Visual

Pedagogia Griô

Possibilidades educativas inseridas no âmbito comunitário

Planejamento de curso

Livro didático e educação indígena

Investigação sobre as práticas educativas da escola formal na comunidade indígena

Arte na vida da aldeia indígena

Espaços educacionais formais e não formais e suas relações de produção

relativas ao ensino da arte

Conceitos da Ed. Formal e não formal

O mediador cultural: algumas reflexões sobre o campo

Narrativas de experiências pessoais relacionadas à espaços culturais e museus

O Ensino de Arte e os coletivos – Resistência e vulnerabilidade dos artivismos

Pesquisa trazendo experiências de coletivos brasileiros

Ensino de artes e formação

Relatos de experiências do estágio expressas por meio de vídeo

 

Relatórios de Estágio

Apresentação Estágios

Apresentação Estágios

Avaliação da disciplina

a) Reflexões sobre a formação do Ensino de Arte.

b) Os diferentes ambientes educacionais e o lugar dos profissionais do Ensino de Arte.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

ALBANO, Ana Angélica. Apenas Brincando? In Arte e Educação no Ensino Fundamental. GONÇALVES, Tatiana Fecchio da Cunha DIAS, Adriana Rodrigues (Orgs.).

ANDRADE, Carlos Drumond. A Educação do Se Poético. Transcrito do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro – RJ, 20.07.74. Disponível em
http://www.ccsa.ufrn.br/5sel/v2/pdf/minicurso06_aeducacaodoserpoetico.pdf (acesso 08/2009)

DELORS, Jacques. A educaçã o para o século XXI questõ es e perspectivas. Porto Alegre RS: Artmed, 2005.

FABRIS, Annateresa. 2004. A pesquisa em artes e o pensamento visual. In Arte em pesquisa, 177-187. Londrina PR: EDUEL.

FANTIN, Mônica et all. Cartas às crianças do futuro. Narrativas sobre a Pandemia Covid-19. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 189p.

GAROIAN, Charles et all. O Espetáculo da Cultura Visual. In: Revista DATJournal v.5 n.2 2020. p. 222-238.

GUILLEM, Clara Deguines. Ligue os pontos. “Livros para colorir”, erradicar seu uso nas escolas: um projeto de A/r/tografia Visual. In: Revista DATJournal v.5 n.2 2020. p. 239-250

GOMES, Ana Maria T.; KOPENAWA, Davi. O cosmo segundo os Yanomami: Hutukara e Urihi In: Revista UFMG, Belo Horizonte, v.22, n.1 e 2, p.142-159, jan./dez. 2015
PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Siero (orgs.). Um Sobrevôo: O Conceito de Educação Não-Formal. In Educação Não-Formal:
Contextos Percursos e Sujeitos. Campinas: CMU Publicações, Editora Setembro, 2005

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza. Artmed, 2001.

MACIEIRA, Cássia. Sobre experiências interartes e Educação: Madu e Terezinha Veloso, do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos. In: Revista PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.10, n.20: nov.2020.

OLIVEIRA, Mirian Ribeiro de. Semiose negra decolonial em Carolina Maria de Jesus. In: Revista Raído, Dourados, MS, v. 14, n. 34, jan./abr. 2020, ISSN 1984-4018

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1986 (p.09-30)

SIMÃO, Selma Machado. O ensino de Artes Visuais e a formação no contexto contemporâneo. Revista Educação, Artes e Inclusão. Vol. 16, n. 1, Jan/Mar. 2020.

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Essa disciplina tem o objetivo de acompanhar as atividades de estágio junto às Instituições de educação formal e não formal, promover a familiarização com a bibliografia da área e o debate sobre a prática de ensino visando instrumentalizar os estudantes para práxis pedagógica, na docência em Artes Visuais.

A disciplina tem o objetivo de permitir que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:

  • Elaborar projeto e relatório de estágio;

  • Relacionar os conceitos teóricos estudados com elementos observados na prática de estágio;

  • Compartilhar as experiências vivenciadas na atividade lecionar em Arte;

  • Desenvolver a consciência crítica

  • Discutir conceitos relativos às linguagens artísticas

  • Compreender a função da educação e sua inserção em ambientes educacionais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas atividades da disciplina a partir da presença nas aulas expositivas;

Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;

Entrega de relatos de apreciação estética;

Entrega do relatório final de estágio.

 

Cronograma (Plano de Aula)

  • Questões sobre realização de estágio em Instituições que ministrem atividades em Arte

  • Estratégias e possibilidades de apreciação no espaço museológico e em ambiente de aula.

  • Apropriação de eventos culturais na prática didática.

  • Responsabilidade no uso de imagem

  • Planejamento de curso

  • Planejamento de aula

  • Estratégias para levantamento de temas importantes para o grupo e articulação com o campo das Artes Visuais.

  • Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade concreta na atividade didática.

  • Relatório de estágio

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas presenciais expositivas/dialógicas; Atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; Acompanhamento da elaboração dos relatórios de estágio, relatos sobre as atividades desenvolvidas, além de orientações e esclarecimentos sobre possíveis dúvidas.

Observação (Plano de Aula)