Turma AP762 - Estágio Pedagógico I - Turma A
AP762 A
Estágio Pedagógico I
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2021 11:39
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional principalmente voltados para a Educação infantil. Estudo do sistema educacional brasileiro e suas diretrizes curriculares. Elaboração de Relatórios e Projetos pertinentes a este campo.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Apresentação do curso, professor e alunos
Pensamento Decolonial
Os 7 saberes necessários à Educação do futuro
Reflexões sobre os saberes necessários à Educação Planetária
Pesquisa sobre experiências interdisciplinares bem sucedidas
Planejamento de aula
Cultura Visual
Pedagogia Griô
Possibilidades educativas inseridas no âmbito comunitário
Planejamento de curso
Livro didático e educação indígena
Investigação sobre as práticas educativas da escola formal na comunidade indígena
Arte na vida da aldeia indígena
Espaços educacionais formais e não formais e suas relações de produção
relativas ao ensino da arte
Conceitos da Ed. Formal e não formal
O mediador cultural: algumas reflexões sobre o campo
Narrativas de experiências pessoais relacionadas à espaços culturais e museus
O Ensino de Arte e os coletivos – Resistência e vulnerabilidade dos artivismos
Pesquisa trazendo experiências de coletivos brasileiros
Ensino de artes e formação
Relatos de experiências do estágio expressas por meio de vídeo
Relatórios de Estágio
Apresentação Estágios
Apresentação Estágios
Avaliação da disciplina
a) Reflexões sobre a formação do Ensino de Arte.
b) Os diferentes ambientes educacionais e o lugar dos profissionais do Ensino de Arte.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALBANO, Ana Angélica. Apenas Brincando? In Arte e Educação no Ensino Fundamental. GONÇALVES, Tatiana Fecchio da Cunha DIAS, Adriana Rodrigues (Orgs.).
ANDRADE, Carlos Drumond. A Educação do Se Poético. Transcrito do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro – RJ, 20.07.74. Disponível em
http://www.ccsa.ufrn.br/5sel/v2/pdf/minicurso06_aeducacaodoserpoetico.pdf (acesso 08/2009)
DELORS, Jacques. A educaçã o para o século XXI questõ es e perspectivas. Porto Alegre RS: Artmed, 2005.
FABRIS, Annateresa. 2004. A pesquisa em artes e o pensamento visual. In Arte em pesquisa, 177-187. Londrina PR: EDUEL.
FANTIN, Mônica et all. Cartas às crianças do futuro. Narrativas sobre a Pandemia Covid-19. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 189p.
GAROIAN, Charles et all. O Espetáculo da Cultura Visual. In: Revista DATJournal v.5 n.2 2020. p. 222-238.
GUILLEM, Clara Deguines. Ligue os pontos. “Livros para colorir”, erradicar seu uso nas escolas: um projeto de A/r/tografia Visual. In: Revista DATJournal v.5 n.2 2020. p. 239-250
GOMES, Ana Maria T.; KOPENAWA, Davi. O cosmo segundo os Yanomami: Hutukara e Urihi In: Revista UFMG, Belo Horizonte, v.22, n.1 e 2, p.142-159, jan./dez. 2015
PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Siero (orgs.). Um Sobrevôo: O Conceito de Educação Não-Formal. In Educação Não-Formal:
Contextos Percursos e Sujeitos. Campinas: CMU Publicações, Editora Setembro, 2005
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza. Artmed, 2001.
MACIEIRA, Cássia. Sobre experiências interartes e Educação: Madu e Terezinha Veloso, do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos. In: Revista PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.10, n.20: nov.2020.
OLIVEIRA, Mirian Ribeiro de. Semiose negra decolonial em Carolina Maria de Jesus. In: Revista Raído, Dourados, MS, v. 14, n. 34, jan./abr. 2020, ISSN 1984-4018
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1986 (p.09-30)
SIMÃO, Selma Machado. O ensino de Artes Visuais e a formação no contexto contemporâneo. Revista Educação, Artes e Inclusão. Vol. 16, n. 1, Jan/Mar. 2020.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Essa disciplina tem o objetivo de acompanhar as atividades de estágio junto às Instituições de educação formal e não formal, promover a familiarização com a bibliografia da área e o debate sobre a prática de ensino visando instrumentalizar os estudantes para práxis pedagógica, na docência em Artes Visuais.
A disciplina tem o objetivo de permitir que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:
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Elaborar projeto e relatório de estágio;
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Relacionar os conceitos teóricos estudados com elementos observados na prática de estágio;
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Compartilhar as experiências vivenciadas na atividade lecionar em Arte;
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Desenvolver a consciência crítica
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Discutir conceitos relativos às linguagens artísticas
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Compreender a função da educação e sua inserção em ambientes educacionais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas atividades da disciplina a partir da presença nas aulas expositivas;
Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;
Entrega de relatos de apreciação estética;
Entrega do relatório final de estágio.
Cronograma (Plano de Aula)
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Questões sobre realização de estágio em Instituições que ministrem atividades em Arte
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Estratégias e possibilidades de apreciação no espaço museológico e em ambiente de aula.
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Apropriação de eventos culturais na prática didática.
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Responsabilidade no uso de imagem
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Planejamento de curso
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Planejamento de aula
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Estratégias para levantamento de temas importantes para o grupo e articulação com o campo das Artes Visuais.
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Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade concreta na atividade didática.
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Relatório de estágio
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas presenciais expositivas/dialógicas; Atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; Acompanhamento da elaboração dos relatórios de estágio, relatos sobre as atividades desenvolvidas, além de orientações e esclarecimentos sobre possíveis dúvidas.
Observação (Plano de Aula)