Turma AD642 - Tópicos Especiais III - Turma A

Código / Turma

AD642 A

Nome

Tópicos Especiais III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

AD642 - Tópicos Especiais III: Modelagens corporais e o fluxo dos sentidos.

Esta disciplina será oferecida em conjunto com a disciplina AC202 da Pós-Graduação em Artes da Cena

Atualizado em
23/11/2021 10:13
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Larissa Sato Turtelli

Ementa (Catálogo da DAC)

A ementa desta disciplina deverá ser definida por ocasião de seu oferecimento.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

A vivência e o desenvolvimento de modelagens corporais e do fluxo  dos sentidos a partir do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) de Graziela Rodrigues. Esse método desenvolve práticas de movimento nutridas pelas memórias corporais individuais e culturalmente estruturadas que se expressam em diferentes configurações, imagens e estados do corpo.

Modelar, como "despertar uma vivência que esta alojada em nossa pele, em nossos músculos, em nossas articulações, em nossas vísceras [...] esculpir em si mesmo novas posturas que configurarão dinâmicas de uma personagem singular" (RODRIGUES, 2003, p.136).

Os fluxos dos sentidos como circuitos de movimento-imagem-sensação-emoção, nos quais estes se retroalimentam, não importando a ordem no qual irão ocorrer. Gerando uma qualidade de movimento integrada, na qual o corpo flui a partir de uma referência interna (RODRIGUES, 2010).

Simbolismos, paisagens e corporalidades presentes em algumas tradições populares brasileiras como catalizadoras de um processo psicofísico territorializado.

 

1 - Enraizamento da base

2 - Construção e flexibilização do eixo

3 - Ampliação e soltura dos espaços articulares

4 - Os sentidos: escuta, tato, olfato, cinestesia

5 - Redução e ampliação do movimento                  

6 - Contenção e soltura do movimento

7 - Impulsos de movimento

8 - Os fluxos

9 - Modulações de tônus

10 - Os circuitos de energia: baixo-alto-baixo, em X, e a partir do baixo ventre.

11 - Abertura do imaginário

12 - A modelagem no corpo e a modelagem na argila: o corpo-argila

13 - As máscaras faciais e corporais: descarrego

15 - Os sons que o corpo emite associados às modelagens corporais

16 - O corpo-germe e a modelagens corporais

17 - Corpo-espaço / espaço-corpo – concretização do dojo, o espaço individual

18 - Aspectos do Inventário no Corpo: memórias que fundam gestos vitais

19 - Simbolismos de alguns orixás

20 - Simbolismos do bumba meu boi

21 - Simbolismos da Umbanda: a criança, o adulto e o velho

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AUGRAS, M. O Duplo e a Metamorfose: A Identidade Mítica em Comunidade Nagô. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S.; TEIXEIRA, P. C.; CAMPOS, F.; COSTA, E. M; CÁLIPO, N.; FLORIANO, M.; ALLEONI, N. V.; JORGE, M. D. Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 551-577, set./dez. 2016. Disponível em:

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/65010/38270

RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. Revista Urdimento, v.1, n.28, p. 139-158, jul. 2017. Disponível em:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017139/6930

RODRIGUES, G.E.F. O método BPI (bailarino-pesquisador-intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

RODRIGUES, G.E.F. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, RS: ABRACE, 2012. Disponível em:

http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pesquisadanca/Graziela_Rodrigues_-__Corpo_para_receber_Iab__3.pdf

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O Corpo Identificado pelo Fluxo de Sentidos. In: VII REUNIÃO CIENTÍFICA ABRACE, 2013. Anais... VII Reunião Científica da Abrace, Belo Horizonte, p. 01-07. Disponível em:

https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2807

SCHILDER, Paul. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VERGER, P. Orixás: Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo, SP: Corrupio, 2009.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar de modo verticalizado a pesquisa de modelagens corporais no próprio corpo a partir do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), como um território de atuação do artista da cena. Desenvolver a habilidade no fluxo dos sentidos do referido método, o qual envolve circuitos de movimentos-emoções-sensações-imagens, não importando a ordem dos fatores. Pesquisar no próprio corpo práticas de movimento embasadas em corporeidades de manifestações tradicionais brasileiras, nutridas por memórias culturalmente estruturadas. Chegar em uma qualidade de movimento integrada, na qual o corpo flui a partir de uma referência interna.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Presença em sala de aula (mínimo 75%).

Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas.

Entrega dos trabalhos solicitados ao longo do semestre e do trabalho final.

Apresentação da criação de um corpo em processo, levando em consideração os conteúdos trabalhados na disciplina.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e expositivas.

Laboratórios.

Discussões de textos.

O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.

Observação (Plano de Aula)

A disciplina será fundamentalmente prática.