Turma AD017 - Ateliê de Criação IV: Prática e Ensino - Turma A
AD017 A
Ateliê de Criação IV: Prática e Ensino
Kelly Cristina Silva
Os exercicios de composição serao registrados por video e inseridos na plataforma .
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina aprofunda os estudos do Ateliê de Criação III. Fornece subsídios para o desenvolvimento de estudos coreográficos, por meio da análise e construção de métodos de composição em dança. Explora a relação entre estrutura musical e movimento corporal. Aborda a inter-relação entre criação em dança e seus processos de ensino-aprendizagem, propondo práticas e reflexões sobre a ação docente em diferentes ciclos e contextos educacionais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Processo de criação como conhecimento de si, da obra, da matéria, do mundo/contexto –
- Inventário de experiências – levantamento de processos/procedimentos de criação prévios; investigação de artistas, companhias e núcleos profissionais de dança como referência para a pesquisa criativa.
- Conceituação de arte como forma de conhecimento;
- Conceituação de presença como processo de com-posição – perspectiva relacional, conexão corpo/ambiente/recepção.
Artistas, obras e seus contextos –
- dança como produção inserida num contexto histórico-cultural
- análise de obras coreográficas e da produção contemporânea da dança
Estudo da corporeidade dançante com relação –
- aos seus aspectos somáticos (estrutura e função);
- ao seu peso, forma e expressividade;
- aos aspectos temporais e espaciais;
- a outros corpos (pessoas, espaço, objetos, câmera, etc.);
- à relação corporeidade-sonoridade.
Desenvolvimento de pesquisa e projeto coreográfico –
- Idealização do projeto, tema ou propósito a ser desenvolvido;
- Levantamento e investigação de enunciados, dispositivos e procedimentos de criação;
- Desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem grupais para desenvolvimento do projeto compositivo (tripé criação/apreciação/reflexão);
- Elaboração de planos de composição;
- Exercícios de performance e análise do gesto dançado.
Aspectos históricos, estéticos e pedagógicos: reflexões contemporâneas sobre processos de criação em dança e seu ensino.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
DUENHA, Milene Lopes; NUNES, Sandra Meyer. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, RS, v. 7, n. 1, p. 99-122, jan./abr. 2017. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/63628>. Acesso em: 17 mai. 2021.
FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10 – nº 3, p. 321-326 / set-dez 2010. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256>. Acesso em: 17 mai. 2021.
FORTIN, Sylvie. O processo formativo como construção de novos procedimentos criativos. In: RAMOS, L. F. (Org.). Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012.
LEPECKI, André. Errância como trabalho: sete notas dispersas sobre dramaturgia da dança. In: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Orgs.). Dança e Dramaturgias (s). São Paulo: Nexus, 2016.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro, 2012.
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? São Paulo: Summus, 2012.
MUNDIM, Ana Carolina da Rocha. Dramaturgia, corpo e processos de formação em dança na contemporaneidade. Dança, Salvador, v.3, n.1, p. 49-60, jan./jul. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistadanca/article/view/10338>. Acesso em: 17 mai. 2021.
RAMOS, J. S. R.; CHAVARELLI VILELA DA SILVA, P.; ARAÚJO VIEIRA, M. Composição em tempo real. ouvirOUver, v. 15, n. 2, p. 308-322, 31 dez. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/49256>. Acesso em: 17 mai. 2021.
SALLES, Cecilia Almeida. Processos de criação em grupo: diálogos. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.
Videografia:
Vídeos selecionados disponíveis no acervo da Biblioteca do IA; no YouTube, Vimeo ou outras plataformas virtuais; e no Portal MUD - Museu da Dança, São Paulo: http://museudadanca.com.br.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundar conteúdos e procedimentos de criação e composição em dança abordados em semestres anteriores, contextualizando-os a partir de experiências de apreciação e experimentação de alguns dos elementos coreográficos utilizados por criadores da dança cênica nacional e internacional. Desenvolver laboratórios de criação, estimulando o estudo da prática criativa de forma articulada a seus modos de desenvolvimento didático-pedagógico, com foco em contextos específicos de ensino-aprendizagem da dança.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Produções práticas nos laboratórios de criação, articuladas a estudos teóricos e apreciações (peso 3)
Pesquisas e realização de práticas de ensino em grupo (peso 2)
Resenhas críticas de textos selecionados (peso 1,5)
Autoavaliação do processo em sala ao fim do 1º. Bimestre (peso 1)
Reflexão final escrita sobre o processo e resultado em diálogo com bibliografia estudada (peso 1,5)
Aspectos atitudinais: presença, participação e interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
Agosto
16/08 - início das aulas - apresentação da disciplina
19 e 23 /08 – Aulas práticas sobre criação em dança e processos criativos em dança em redes de saberes
26 e 30/08 – laboratórios praticos individuais e apresentacao de ferramentas composicionias
Setembro
02, 06, 09 e 13/09 – Conceituação e práticas sobre a relação dança-musica-texto. Apreciação artistas e obras
16, 20, 23, 27 e 30/09 - seminários
2ª parte do curso:
Processos criativos em grupos
outubro
04, 07, 11, 21, 25 e 28/10 – laboratórios composicionais em grupo
14/10 - avaliação da disciplina
18/10 - avaliação de curso
novembro
01, 04, 08, 11, 18, 22, 24 e 29/06 - apresentação de trabalhos finais
Metodologia (Plano de Aula)
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A metodologia se dará a partir da articulação entre fazer/refletir/apreciar, envolvendo:
- Comunicação de pesquisa
- Experimentação prática em laboratórios criativos
- Pesquisas para realização das práticas de ensino
- Leitura, reflexão e resenha de textos de autores selecionados
- Análise de obras coreográficas de criadores da dança cênica nacional e internacional; e de exercícios coreográficos próprios
- Elaboração de registros da criação