Turma AD048 - Técnica VIII: Expressão e Integração - Turma A

Código / Turma

AD048 A

Nome

Técnica VIII: Expressão e Integração

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Daniela Gatti

Ementa (Catálogo da DAC)

Qualidades performáticas, disponibilidade, prontidão técnica e expressiva respondendo a integração dos elementos desenvolvidos ao longo das disciplinas AD041, AD042, AD043, AD044, AD045, AD046 e AD047. Apropriação da dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Aulas práticas baseadas nas técnicas da dança moderna e contemporânea, estimulando leituras e outras fontes de pesquisa, relacionadas às diferentes linguagens da dança.
  • As técnicas corporais na preparação para os processos criativos em dança, visando colaborar para o desenvolvimento nos TCCs.
  •  serão apresentados  exercicios  para auxiliar na ligação dos movimentos, a respiração e a compreensão do corpo como um todo e o aprimoramento da expressividade .

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica:

CAVRELL, H. Dando Corpo à História. Curitiba: Prismas, 2015.

 

 

FORTIN, Sylvie; LONG, Warwick. Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.9-29, maio/agosto de 2005.

 

GERALDI, Silvia. Representações sobre técnicas para dançar. In NORA, S. (Org.). Húmus 2. Caxias do Sul: Lorigraf, 2007, v.2.

 

VIANNA, KLAUSS. A dança. São Paulo: Summus, 2005.

 

Complementar:

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.

 

ROCHA, Thereza. O que é dança contemporânea? A narrativa de uma impossibilidade. Ensaio Geral, Belém, v3, n.5, jan-jul. 2011.

 

VELLOZO, Marila A.; PEES, Adriana A.; GERALDI, Silvia M. (Ed.). Dança, percepção e micropolíticas do corpo em experiências somáticas. Revista Científica/FAP, Curitiba, n.13, p. 1-128, jul./dez. 2015.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 6
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Com o uso de exercícios e sequências de movimento mais complexos, conscientizar o aluno do domínio técnico em suas dimensões criativas e investigativas, habilidades exigidas na atuação de um intérprete/criador no seu próprio tempo.
  • Apropriar-se tecnicamente e com desenvoltura corporal nas variadas possibilidades de movimento, relacionando Tempo, Espaço e Musicalidade.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  • Presença nas aulas;
  • Auto avaliação, por escrito, sobre seu desempenho em aula;
  • Resenha sobre o papel da técnica na dança

Cronograma (Plano de Aula)

- 15 semanas de aulas com inicio em 15/08/2022. 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas praticas três vezes por semana;

- Reflexões e elaboração de textos como auto-reflexão sobre o empenho individual e sobre o papel da técnica para um artista de hoje.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco