Turma AD059 - Atividade Científico Cultural III - Turma A

Código / Turma

AD059 A

Nome

Atividade Científico Cultural III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marisa Martins Lambert

Ementa (Catálogo da DAC)

Disciplina que normatiza a participação do aluno em atividades teórico práticas de ampliação e aprofundamento artístico, cultural, científico, educacional e/ou de extensão, como parte de sua formação profissional, enfocando preferencialmente problemáticas emergentes na vida social contemporânea.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

A partir das atividades científico culturais escolhidas, grupais e/ou individuais, com foco nas necessidades formativas dos alunos, envolvendo atenção para questões de inclusão, direitos humanos, diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

COELHO, T. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1999.

ECO, H. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 2001.

KASTRUP, Virgínia. A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade. Revista Trama Interdisciplinar, v. 3, n. 1. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie 2012.

MACHADO, Nilson Jose. Educação: cidadania, projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2016.

MALAGODI, M.e E CESNIK, F. de S. Projetos culturais: elaboração, administração, aspectos legais e busca de patrocínios. São Paulo: Escrituras, 2001.

Machado, Nilson Jose. Educação:  cidadania, projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2016.

ROCHA, Thereza. O que é dança contemporânea? : uma aprendizagem e um livro de prazeres.

  1. ed. Salvador: Conexões Criativas, 2016. v. 1. 135p .

BARRETO, Andreia; ARAÚJO Leila; PEREIRA Maria Elisabete (Org.). Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais . Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro : CEPESC; Brasília : SPM, 2009.

Material bibliográfico, videográfico, icononográfico e demais documentos relativos ao(s) projeto(s) escolhido(s).

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Participar, integrar ou desenvolver atividades complementares teórico-práticas de aprofundamento – artístico-culturais, pedagógicas e/ou de ensino, de pesquisa e/ou extensão, científico-acadêmicas, técnicas e/ou de produção – que perpassem demandas de conhecimento dos alunos e necessidades do projeto pedagógico do curso, em consonância com percursos da área artística e pedagógica da dança e de seu campo sócio-humano e cultural (contextos históricos/estéticos, políticas públicas, direitos humanos, mercado de trabalho, produção de eventos etc.).

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será feita por meio da análise da documentação apresentada e auto-avaliação dos aluno sobre processos e resultados alcançados pelo(s) projeto(s).

Cronograma (Plano de Aula)

A professora se comunicará com a turma pela plataforma google classroom ou  Moodle, por e-mail e agendará plantões para orientações de preenchimento do sistema.

Metodologia (Plano de Aula)

Ações teórico-práticas, pesquisas de campo, desenvolvimento de planos de trabalho, atuação na comunidade e outros procedimentos de acordo com projeto (ou projetos) escolhido (s) para desenvolvimento pelos alunos.

Credenciamento de documentação comprobatória referente à realização da ação ou projeto.

Acompanhamento pedagógico de docente responsável por via remota (sistema intranet e moodle unicamp) ou atendimento presencial quando necessário.

Observação (Plano de Aula)

em branco